segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Viapiana começa implantação de nebbiolo e resgate do cabernet franc



Novos vinhedos sendo implantados na Viapiana
Foto Débora Viapiana

O projeto de expansão nas variedades de vinhos da Viapiana, de Flores da Cunha, passa por uma novidade e por uma uva que já foi tradicional na Serra Gaúcha, e que viu seu status diminuir nos últimos anos. Começaram nesta semana a implantação de novas áreas de vinhedos nas variedades nebbiolo e cabernet franc. Eu fui um amante do cabernet franc e, em deteminado momento, há alguns anos, escrevi que ele deveria ser a uva ícone do Brasil.
“A nebbiolo é uma variedade bastante difundida na Itália, de onde vieram as mudas. Lá, existem grandes vinhos com esta uva, mas no Brasil ela ainda é pouco trabalhada. Esperamos que a variedade se adapte bem em Flores da Cunha”, explica o enólogo da vinícola, Elton Viapiana. Sobre o cabernet franc, Viapiana explica que a uva possui lugar de destaque no desenvolvimento dos vinhos gaúchos e que sempre rendeu bons resultados na região.
O enólogo afirma que o objetivo é implantar, gradativamente, novos e diferentes vinhedos próprios. “Vamos buscar novos cultivares para diversificar o mix e ter opções para cortes e varietais novos”, comenta, destacando que os novos vinhedos devem levar, pelo menos, três anos para começar a produzir.
(+) Viapiana Vinhos e Vinhedos
Alfredo Chaves, Flores da Cunha
www.vinhosviapiana.com.br / 54 3297 5144

Nenhum comentário: