sábado, 29 de outubro de 2011

Jantar com vinho e cinema no alto da torre


O chef Michel Vallandro
Foto DU/JN
...........
Em promoção especial para a confraria Le Gourmet, a edição 62 do projeto Mesa de Cinema aconteceu na sexta-feira, dia 28 de outubro, a partir das 19h, em um local inusitado: a torre da Claro no Morro Santa Teresa, em Porto Alegre. O chef Michel Vallandro assinou coquetel e jantar inspirados no filme Vinho de Chinelos, dirigido por Paula Prandini. Selecionado na competição oficial do Festival Internazionale di Cinema e Cibo, promovido pelo Movimento Slow Food, em Bolonha, Itália, em 2009, o documentário, de 45 minutos, tem como tema a produção de vinho brasileiro na Serra Gaúcha.
O coquetel foi servido no alto da torre, permitindo ao público uma vista panorâmica de Porto Alegre com direito a ver o sol se pôr no Guaíba,.Seguiu-se com a projeção do filme e bate-papo sobre vinho, cinema e gastronomia. Para encerrar, as criações do chef e os vinhos das vinícolas gaúchas Vallontano e Dunamis. A promoção foi da Nexo Comunicação, da jornalista Rejane Martins - (51) 3061 1323 e (51) 9196 0249 em horário comercial.
O encanto pela cozinha começou na infância do chef Vallandro, observando as proezas da avó. Aos 18 anos, Michel Vallandro foi para São Paulo estudar gastronomia e lá trabalhou com Laurent Suaudeau, passou pelo Fasano, atuou com Francisco Pinheiro e foi auxiliar de Alex Atala que o levou a Paris, nos eventos de 2005, ano do Brasil na França. De volta a Porto Alegre, ele nos brindou por quatro anos com o saudoso bistrô Francesco. Desde 2009, ele dirige o Umberto Restaurante, também em Porto Alegre. Reconhecido pelos menus elaborados conforme os ingredientes mais frescos da estação, o chef elabora seus pratos mesclando os sabores da comidinha caseira com as técnicas da alta gastronomia ítalo-francesa e muita criatividade e carinho tanto na elaboração quanto na apresentação.
O coquetel teve Chifonade de suíno com cebolas glaceadas ao vinho Isabel, Duxelle de champignons à provençal e suave creme de milho com crocante de bacon. O jantar, Mil folhas de berinjelas com ragout de berinjela e basílico, Perdiz marinada grelhada com capelline de Sálvia em seu próprio molho e Gateau mousse de tangerina ao cointreau com sagu de maracujá.

Nenhum comentário: