quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Trajes oficiais da Festa da Uva homenageiam as imigrantes italianas








Rainha e Princesas da Festa da Uva com seus trajes de gala
Foto Luiz Chaves
.................








Os trajes da Rainha e Princesas da Festa Nacional da Uva 2012 reverenciam aquelas que fizeram a história da região. Mulheres de fibra, garra e atitude que ao lado de sua família lutaram para construir um verdadeiro lar na terra desconhecida. Além disso, as vestimentas do trio fazem alusão aos fatos comemorados pela edição 2012: 80 anos de Festa da Uva, os 40 anos da primeira transmissão a cores da TV no país e ao ano da Itália no Brasil. A Rainha Roberta Veber Toscan e as Princesas Aline Casagrande e Kelin Zanette apresentaram seus novos trajes no Restaurante Don Claudino na noite de segunda-feira, dia 17, em um evento especial e cheio de história, que contou com a presença das Embaixatrizes recepcionando as centenas de convidados.
Durante o evento também foi apresentada a música tema da Festa da Uva 2012, Uva, Cor, Ação – A Safra da Vida na Magia das Cores, interpretada por Juliano Brito, Gustavo Viegas e Franciele Duarte. Também foi uma oportunidade para a Festa da Uva homenagear algumas das costureiras, modistas, bordadeiras e todas aquelas que, de uma forma ou outra, participaram na confecção dos trajes oficiais das Rainhas e Princesas das Festas a partir de 1958. Cada uma delas recebeu a medalha homologada pela Casa da Moeda do Brasil e que foi criada em comemoração à 28ª Festa Nacional da Uva e aos 100 anos da cidade.
Assim como aconteceu em 2008 e 2010, o trio possui dois trajes: um de gala e um de passeio. A estilista e modista Maria Ilse Gens Adami foi a responsável pela criação e confecção dos vestidos. Um trabalho que começou ainda em julho, quando começaram as pesquisas de cores e tecidos. “Fui a diferentes lojas da cidade, pois queria tornar real aquilo que eu tinha em mente. Acredito que este resultado foi alcançado”, revela Maria Ilse. Esta é a primeira vez que a concepção dos trajes foi idealizada por Ilse, em anos anteriores ela apenas confeccionou os modelos. Alguns dos detalhes dos vestidos foram resgatados do acervo particular da costureira, com destaque para as franjas que adornam o avental do traje passeio. “Este trabalho não é macramê, são como nós, feitos um a um pela mãe de uma senhora que trabalhou comigo. Estas franjas têm mais de 76 anos e me foram doadas por ela, faziam parte do seu enxoval”, conta orgulhosa.
Outro segredo revelado por ela é que os trajes homenageiam todas as regiões da Itália. Não há como caracterizar cada região em apenas um deles, tudo está mesclado nos detalhes e acabamentos das peças. “O gala é mais festivo, já o passeio lembra muito as vestes das vindimeiras”, diz Ilse. A praticidade também foi levada em conta. Os vestidos são compostos por peças separadas e cada uma delas terá entre os dois modelos, 10 peças cada. Cerca de nove pessoas entre bordadeiras e costureiras participaram da confecção dos trajes.
As joias que acompanham as vestimentas também são um diferencial. Desenhadas por Maria Ilse, elas foram confeccionadas pela Poli Joias, de Guaporé. São dois conjuntos iguais para cada uma composto por colar e brincos. A Festa Nacional da Uva acontecerá de 16 de fevereiro a 4 de março. Outras informações, acesse www.festanacionaldauva.com.br.
Descrição dos Trajes
Rainha Roberta Veber Toscan
Traje de Gala
O traje da Rainha é alusivo aos 80 anos de Festa da Uva. Os bordados, todos feitos à mão, em linha, pintura de agulha e algumas pedrarias. Destaque para os cachos de uvas bordado em pedrarias. A saia é de tom coral e o corpo do vestido é em azul petróleo. Mangas de renda com bordados e pedraria completam a vestimenta.
Traje de Passeio
A saia tem estampa com motivos de floresta, pássaros e flores, representando aquilo que os imigrantes encontraram quando chegaram por aqui. Uma terra a ser descoberta. Arremata a saia um babado em tom pastel, verde seco, com gregas e cores de trancelim largo.
Sobre a saia, um avental em tafetá na cor das flores da saia com bordados também à mão e o tradicional cacho de uva. Na barra deste avental, as franjas feitas pela imigrante há 76 anos, em algodão.
A blusa é em broderi cru com mangas até o cotovelo e com bordados que arrematam o decote. Na cintura, um cinto largo de veludo bordô com bordados em dourado e cachos de uva como no avental.
Para os dias mais frios, como agasalho para este traje, Roberta usará xale de seda com bordados a mão em tons pastel e uma borboleta sobre as flores. Bicos de renda no mesmo tom arrematam a peça.
Princesa Aline Casagrande
Traje de Gala
Na saia o destaque é para a cor azul turquesa claro, com grandes rendas na barra. A peça é alusiva, através de seus bordados, as músicas típicas que contagiavam a todos em dia de festa.
O corpo do traje é do mesmo tom dos bordados da saia e tem como adorno as mangas em tons de azul e as rendas brancas bordadas em pedrarias. O corpo também leva detalhes bordados em rendas douradas.
Traje de Passeio
A saia é em tecido rústico xadrez com detalhes de gregas coloridas na barra. Sobre a saia, um avental em tom cru com bordados à mão e um cacho de uva em tamanho natural ao centro. O fundo do avental é arrematado com as franjas doadas.
Na cintura, um cinto de veludo azul bordado em dourado e verde com cacho de uva no centro. Para os dias mais frescos, um xale de seda com bicos de renda e bordados de flores miosótis.
Princesa Kelin Zanette
Traje de Gala
Destaque para a saia em tom lilás claro de chantum de seda pura com um grande babado plissado na cor pink na barra. O traje é uma homenagem a Caxias através de seus detalhes como videiras e cachos de uva.
O corpo é em zerbeline verde na mesma cor dos bordados da saia, arrematado com gregas em dourado e verde. O corpo é todo salpica em pérolas, em uma referência a Pérola das Colônias.
Nas mangas, renda, babados plissados e bicos de renda. Na cintura, um cinto de veludo bordado com motivos de uva.
Traje de Passeio
A saia é em tecido rústico listrado tendo na barra grega colorida para enfeitá-lo. Sobre a saia, o avental colorido com bordados à mão, gregas e uvas que o enfeitam.
A blusa é em broderi creme com mangas até o cotovelo e alguns babados, como usavam nossas imigrantes. Na cintura, um cinto largo em veludo com bordados em folhas dourado escuro.
Como abrigo, um xale em seda branca com bordados de cravos.
Os adereços complementam os trajes. Para os dias mais frios, com o traje de gala, Rainha e Princesas usarão como agasalho um casaqueto de veludo branco com motivos bordados. Como complemento com este traje, elas terão uma bolsa de mão e um lenço.
Com o traje passeio, além dos xales, elas terão a disposição um chapéu de palha feito à mão e decorado com flores e fitas. Além disso, os trajes escondem em suas saias, um bolso para que elas possam guardar alguns pertences pessoais, assim como faziam as imigrantes que guardavam em seus bolsos o terço para a reza nos momentos de folga do trabalho.

Nenhum comentário: