quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Artefacto Reserva 2010 e Artefacto Syrah 2010 – vinhos do Alentejo









Artefacto Syrah 2010












Artefacto Reserva 2010






.............
E, por falar em vinhos portugueses, a Wine.com está com uma excelente oferta de dois produtos do Alentejo em seu Clube do Vinho: Artefacto Reserva 2010 e o Artefacto Syrah 2010, elaborado pelo enólogo Luis Duarte, considerado o melhor enólogo português da atualidade. Estão sendo vendidos a R$ 94,00 duas garrafas, uma de cada um.
Artefacto Reserva 2010 - Elaborado a partir das uvas Aragonês, Trincadeira e Alicante Bouschet, de vinhas próprias no Alentejo. Este vinho estagia por 12 meses em barricas de 300 litros de carvalho francês novo. Segundo Luis Duarte, esta barrica é mais indicada para o estilo do vinho, pois aumenta a superfície de contato e favorece a micro-oxigenação, melhorando os resultados finais do vinho. Possui coloração rubi escura, aroma de fruta confitada com notas de menta e tosta de madeira. Em boca é elegante, frutado, de estilo moderno: taninos maduros, acidez macia e sabor frutado e persistente. Par perfeito para cordeiro em molho de hortelã, corte alto de mignon com foie gras, massa fresca ao ragù.
Artefacto Syrah 2010 - Uma das uvas que se destaca no Alentejo é a Syrah. Seu estilo local é diferente das conhecidas regiões da Côte du Rhône ou do Chile, se assemelhando mais ao modo australiano. O vinho amadurece por nove meses em barricas de carvalho dos Estados Unidos, segundo Duarte, a melhor madeira para o Syrah de estilo Novo Mundo. O vinho é de coloração escura, possui aroma de especiarias e chocolate. Em boca é carnudo, tem boa acidez que envolve os taninos deixando um paladar redondo e amadeirado. Acompanha muito bem pato assado, aves de caça, costeleta suína, carne com osso e queijos de sabor intenso e textura cremosa.
O Alentejo – que pretendo visitar em novembro - é a região que mais cresce e que mais conquista mercados por conta de seu vinho frutado e de sabor glicerinado, ao modo Novo Mundo. O Alentejo, dizem alguns especialistas em agronomia, é uma colcha de retalhos, um tabuleiro de xadrez com diferentes tipos de solos. É perfeito para acomodar diferentes tipos de videiras, e isso a região tem explorado mais que ninguém. Enquanto no norte as vinhas crescem emaranhadas, sufocadas pela falta de espaço, nas planícies do sul as propriedades são grandes e as vinhas se espalham intercaladas com plantações de trigo, azeitonas, sobreiros e imensos rebanhos soltos de borrego e porco preto.
O Artefacto Reserva 2010 e o Artefacto Syrah 2010 foram escolhidos após uma visita à vinícola, cujo objetivo era conhecer o estilo destes vinhos para oferecer aos membros do ClubeW uma boa opção de tintos alentejanos, segundo a Wine.com..

Nenhum comentário: