Já comentei alguma coisa em edições anteriores sobre as comemorações do aniversário da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, mas, agora, consegui mais detalhes, que passo aos meus leitores. A comemoração foi sexta-feira, dia 7 de outubro, com homenagens e formalização de parcerias.
O lançamento de uma série de produtos marcou a comemoração solene dos 36 anos da Embrapa Uva e Vinho, na sede da unidade de pesquisa, em Bento Gonçalves. Houve prestação de homenagens a ‘amigos da Embrapa’ e a funcionários e a formalização de parcerias. Estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Adão Villaverde (PT), o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Pedro Arraes, e o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Caio Tibério Dornelles da Rocha, entre outros.
Em relação aos lançamentos, foram apresentadas três novas bebidas (uma sidra, um suco de maçã e um vinho frisante) com a marca Embrapa, um software voltado à viticultura e uma publicação internacional.
A sidra e o suco, elaborados com maçã da cultivar Gala, compõem projeto da Embrapa Uva e Vinho cuja proposta é apresentar alternativas para a diversificação e agregação de valor na cadeia produtiva da maçã. O frisante, feito de uva Moscato, foi desenvolvido no âmbito do projeto que visa à conquista de uma Indicação Geográfica para os vinhos de Farroupilha, em uma parceria entre Embrapa e Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin). As bebidas são comercializadas pela Embrapa Uva e Vinho (contato: (0xx54) 3455.8088, com Beatriz Rigon) e pela Associação dos Empregados da unidade.
O software é o Uzum, sistema especialista que, com o auxílio de imagens, faz perguntas ao usuário sobre o estado da videira, processando as respostas e permitindo um rápido diagnóstico inicial de doenças, pragas e distúrbios nutricionais. Conta também com uma breve descrição dos principais distúrbios da cultura e referências a estudos mais detalhados. Em conjunto com outras fontes de informação, pode ser usado por técnicos e produtores para auxiliar no manejo da videira. O sistema já está disponível livremente, via Internet, no endereço http://www.cnpuv.embrapa.br/tecnologias/uzum/.
A publicação internacional é a ‘Embrapa Grape & Wine International Relations’ (‘Embrapa Uva e Vinho: Relações Internacionais’), que apresenta, em 82 páginas, a contribuição da unidade Uva e Vinho para a política de inserção internacional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Ela será distribuída a instituições potenciais parceiras de cooperação internacional da Embrapa, no mundo todo.
No sentido do estreitamento de relações, também constaram da comemoração aos 36 anos da Embrapa Uva e Vinho a prestação de homenagens e a formalização de parcerias.
Com a comenda Amigo da Embrapa Uva e Vinho, foram homenageados o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Adão Villaverde, o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) Murillo de Albuquerque Regina e o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Pierre Nicolas Pérès. A distinção aos dois primeiros é justificada pelo incentivo e apoio em prol da pesquisa em vitivinicultura brasileira; a Pérès, em fruticultura de clima temperado. Também foram homenageados, por seus 35 anos de casa, os empregados da Embrapa Uva e Vinho Dalton Antônio Zatt, Magda Beatriz Gatto Salvador e Volmir Scanagatta.
Quanto à formalização de parcerias, foi feita a assinatura de contratos de cooperação técnica com a Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis) e com a empresa Proterra Engenharia Agronômica.
A Embrapa Uva e Vinho foi fundada em 26 de agosto de 1975. Um primeiro momento de comemoração do aniversário, neste ano, foi no dia 26 de agosto mesmo, mas reunindo apenas empregados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário