quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Lançamentos para festejar o aniversário da Embrapa Uva e Vinho

Já comentei alguma coisa em edições anteriores sobre as comemorações do aniversário da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, mas, agora, consegui mais detalhes, que passo aos meus leitores. A comemoração foi sexta-feira, dia 7 de outubro, com homenagens e formalização de parcerias.
O lançamento de uma série de produtos marcou a comemoração solene dos 36 anos da Embrapa Uva e Vinho, na sede da unidade de pesquisa, em Bento Gonçalves. Houve prestação de homenagens a ‘amigos da Embrapa’ e a funcionários e a formalização de parcerias. Estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Adão Villaverde (PT), o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Pedro Arraes, e o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Caio Tibério Dornelles da Rocha, entre outros.
Em relação aos lançamentos, foram apresentadas três novas bebidas (uma sidra, um suco de maçã e um vinho frisante) com a marca Embrapa, um software voltado à viticultura e uma publicação internacional.
A sidra e o suco, elaborados com maçã da cultivar Gala, compõem projeto da Embrapa Uva e Vinho cuja proposta é apresentar alternativas para a diversificação e agregação de valor na cadeia produtiva da maçã. O frisante, feito de uva Moscato, foi desenvolvido no âmbito do projeto que visa à conquista de uma Indicação Geográfica para os vinhos de Farroupilha, em uma parceria entre Embrapa e Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin). As bebidas são comercializadas pela Embrapa Uva e Vinho (contato: (0xx54) 3455.8088, com Beatriz Rigon) e pela Associação dos Empregados da unidade.
O software é o Uzum, sistema especialista que, com o auxílio de imagens, faz perguntas ao usuário sobre o estado da videira, processando as respostas e permitindo um rápido diagnóstico inicial de doenças, pragas e distúrbios nutricionais. Conta também com uma breve descrição dos principais distúrbios da cultura e referências a estudos mais detalhados. Em conjunto com outras fontes de informação, pode ser usado por técnicos e produtores para auxiliar no manejo da videira. O sistema já está disponível livremente, via Internet, no endereço http://www.cnpuv.embrapa.br/tecnologias/uzum/.
A publicação internacional é a ‘Embrapa Grape & Wine International Relations’ (‘Embrapa Uva e Vinho: Relações Internacionais’), que apresenta, em 82 páginas, a contribuição da unidade Uva e Vinho para a política de inserção internacional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Ela será distribuída a instituições potenciais parceiras de cooperação internacional da Embrapa, no mundo todo.
No sentido do estreitamento de relações, também constaram da comemoração aos 36 anos da Embrapa Uva e Vinho a prestação de homenagens e a formalização de parcerias.
Com a comenda Amigo da Embrapa Uva e Vinho, foram homenageados o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Adão Villaverde, o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) Murillo de Albuquerque Regina e o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Pierre Nicolas Pérès. A distinção aos dois primeiros é justificada pelo incentivo e apoio em prol da pesquisa em vitivinicultura brasileira; a Pérès, em fruticultura de clima temperado. Também foram homenageados, por seus 35 anos de casa, os empregados da Embrapa Uva e Vinho Dalton Antônio Zatt, Magda Beatriz Gatto Salvador e Volmir Scanagatta.
Quanto à formalização de parcerias, foi feita a assinatura de contratos de cooperação técnica com a Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis) e com a empresa Proterra Engenharia Agronômica.
A Embrapa Uva e Vinho foi fundada em 26 de agosto de 1975. Um primeiro momento de comemoração do aniversário, neste ano, foi no dia 26 de agosto mesmo, mas reunindo apenas empregados.

Nenhum comentário: