quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Um brinde ao Enólogo – grande festa em Bento Gonçalves


Daniel Dalla Valle (centro) recebe o prêmio de Enólogo do Ano 2011 de Christian Bernardi e Hélio Buffon

Carlos Abarzúa e Christian Bernardi na Galeria de Presidentes da ABE

Christian Bernardi ergueu um brinde ao Dia do Enólogo

Salão lotado para comemorar Dia do Enólogo
Fotos: Fabiano Mazzotti
..............

Homenagens, muita emoção e alegria na festa dos 35 anos da Associação Brasileira de Enologia e Dia do Enólogo. Daniel Dalla Valle é o Enólogo do Ano 2011.
Comemorando seus 35 anos de existência, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) reuniu seus amigos mais próximos – os enólogos – para também festejar o Dia do Enólogo, ambos celebrados no dia 22 de outubro. A festa, que reuniu mais de 200 pessoas, iniciou ainda na sexta-feira, 21, com um jantar-baile realizado na Sociedade União São Francisco América (Susfa), em Bento Gonçalves. A noite foi harmonizada com homenagens aos parceiros da ABE, que também aproveitou para reverenciar uma casta de 15 enólogos associados distinguindo-os com o título de sócio vitalício. Para completar, a divulgação do Enólogo do Ano 2011, mérito que coube ao enólogo Daniel Dalla Valle.
O clima era de descontração e muita alegria, regado a brindes de vinhos, espumantes e suco de uva. Cheia de saúde, a ABE chega a sua 35ª safra com muito a comemorar. As conquistas, a própria evolução da entidade e as inúmeras realizações formam um elenco de atitudes voltadas à promoção do vinho brasileiro e a qualificação e valorização do enólogo. O presidente da entidade, Christian Bernardi, abriu seu discurso fazendo referência à ciência, mas não deixou de lado a sensibilidade presente no enólogo, o que o torna um artista. Emocionado, expressou seu sentimento de contentamento pela participação de grande parte de seus colegas no evento. “O enólogo é feliz e quem está ao lado de um enólogo também está feliz”, disse ao erguer um brinde e parabenizar os colegas pelo Dia do Enólogo.
Lado a lado com grandes parceiros, a ABE encontrou apoio para concretizar suas ações. Em forma de agradecimento, a entidade entregou uma placa aos parceiros AEB Group, Amazon Group, Bradesco, Corticeira Paulista, Cristallerie Strauss, Embrapa Uva e Vinho, Ever Brasil, Instituto Federal do RS, Ibravin, Juvenal Brasil Cortiças, Linde Gases, LNF Latinoamericana, M.A. Silva Cortiças, Prefeitura de Bento Gonçalves, Prefeitura de Garibaldi, Scholle, Sebrae, Vêneto Mercantil, Verallia, Vinotech e VSG Inox.
Da mesma forma, a ABE também homenageou 15 enólogos associados que dedicaram sua vida em prol da Enologia. Christian Bernardi, juntamente com o primeiro presidente da entidade, Firmino Splendor, entregou o Diploma de Sócio Vitalício para João Vignatti, Arcângelo Simionato, Antonio Grazzia, Antenor Fellini, Carlos Alberto Menegotto, Firmino Splendor, Zózimo Pontel, Lucindo Copat, Antonio Salvador, Clóvis Boscato, Daniel Basile, Luis Massarotto, Nelson Rotta Randon, Werner Schumacher e Idalêncio Francisco Angheben.
Outro destaque da noite foi o descerramento dos quadros de Christian Bernardi e do diretor e conselheiro, Carlos Abarzúa, que passam a integrar a Galeria de Presidentes da ABE.
Depois do jantar, o momento foi de conhecer o Enólogo do Ano 2011. Coube ao próprio presidente da ABE, Christian Bernardi, juntamente com Hélio Buffon, da Amazon Group, empresa patrocinadora do prêmio, a tarefa de divulgar o nome do enólogo eleito entre os próprios associados num movimento inteiramente democrático. Daniel Dalla Valle, vice-presidente da ABE, Diretor Técnico da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) e enólogo da Casa Valduga é o oitavo profissional a receber a distinção.
Ao agradecer o prêmio, Dalla Valle reconheceu a contribuição dos enólogos mais experientes em sua trajetória e aos mais novos na atividade comentou que ser enólogo é uma filosofia de vida.
Antes do baile, animado pela Banda Cassino, foram sorteados brindes entre os participantes. Sérgio de Costa foi o ganhador do DVD patrocinado pela Amazon Group e Firmino Splendor da adega climatizada oferecida pela AEB Group.

Nenhum comentário: