sábado, 29 de outubro de 2011

Sincorte em João Pessoa

Com um número recorde de 360 trabalhos técnico-científicos inscritos; expectativa de 4 mil visitantes, sendo 400 produtores de 16 associações; e sete palestrantes de outros países foi aberto oficialmente, na noite de terça-feira, 25, o 5o Simpósio Internacional sobre Caprinos e Ovinos de Corte (Sincorte), em João Pessoa, PB.Durante a cerimônia, o coordenador do evento, Wandrick Hauss, afirmou que o crescimento da caprinocultura e da ovinocultura e o aumento do interesse dos consumidores pelos produtos derivados de caprinos e ovinos contrastam com a baixa adoção das tecnologias pelos produtores. O presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), Manoel Antônio de Almeida, afirmou que são necessárias mudanças profundas nas práticas de produção para garantir a sustentabilidade da atividade.
A programação do 5o Sincorte teve início na manhã de terça com mini-cursos e seguirá até dia 28 de outubro.Durante a abertura do Sincorte, Embrapa e Ministério da Integração Nacional assinaram acordo de cooperação técnica com o objetivo de desenvolverem, em conjunto, ações em prol do planejamento e desenvolvimento rural. O documento foi assinado pelo chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE), Evandro Holanda, e pela representante do Ministério da Integração Nacional, Adriana Melo Alves. Por meio desse acordo, serão realizadas atividades voltadas para o Programa Rotas de Integração, do qual o Programa Rota do Cordeiro faz parte.
Na apresentação do Programa Rota do Cordeiro aos participantes do Sincorte, Holanda destacou as diversas parcerias firmadas, “sem as quais o Programa não seria possível”. “Nossa idéia é congregar esforços para viabilização dos arranjos produtivos, é estabelecer pontes entre as instituições de pesquisa e o setor produtivo”, afirmou.
Após a cerimônia, representantes da Embrapa e do Ministério da Integração Nacional reuniram-se com o secretário do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca da Paraíba, Marenilson da Silva, quando conversaram sobre como o Governo do Estado poderá participar do Programa. Ficou acordada a elaboração de um plano de ação que vise integrar os projetos já existentes na Paraíba à Rota.

Nenhum comentário: