Tanto o presidente Ló, quanto os demais diretores, fizeram questão de ressaltar que a compra da marca Granja União, uma das mais tradicionais do Rio Grande do Sul, a primeira a apresentar grandes vinhos finos, nos anos de 1960/70, auxiliou no crescimento da Garibaldi. A cooperativa projeta dobrar a sua comercialização de vinhos finos no Brasil.
No ano em que comemora 80 anos, a Cooperativa Vinícola Garibaldi comprou os direitos de produção e comercialização da histórica e conhecida marca Granja União, que estava sob domínio da Vinícola Cordelier, do meu amigo Lidio Ziero, situada no Vale dos Vinhedos (RS). Hoje, a Garibaldi é referência de qualidade na elaboração de espumantes e suco de uva. “Vamos incrementar nosso portfólio de vinhos finos tendo a Granja União como um dos carros-chefes”, afirmaouo presidente Oscar Ló, sem revelar os números envolvidos na negociação. “Estamos investindo na tradição de uma marca afirmada e reconhecida, que ainda se mantém viva na memória das pessoas através de histórias contadas e passadas de pai para filho”, recorda. A marca é lembrada pelo seu tradicional slogan: “Não arrisque. Na dúvida, escolha um Granja União”.
Oscar Ló projeta dobrar a venda de vinhos finos da Garibaldi já em 2011, graças à Granja União. No ano passado, a cooperativa comercializou 280 mil garrafas de vinhos finos, um acréscimo de 45% sobre 2009. “Este ano, só de Granja União queremos vender 300 mil garrafas”, calcula. O presidente ressaltou que a Garibaldi manteve os rótulos e as características dos vinhos Granja União, elaborados a partir das uvas riesling, malvasia, merlot, cabernet franc, cabernet sauvignon e tannat. “Só acrescentamos um moscatel e mudaremos o espumante brut”, revelou. “Não tem por que modificar um produto plenamente aprovado pelo consumidor”, explicou.
A aquisição desta marca é simbólica no ano em que a Garibaldi completa oito décadas de existência. O rótulo Granja União surgiu no ano de seu nascimento, em 1931, elaborado pela Companhia Vinícola Riograndense, que anos depois tornou-se a principal concorrente da Garibaldi. A marca mudou consideravelmente o mercado e a concepção de vinhos no Brasil. “O rótulo Granja União foi o primeiro vinho varietal elaborado no país”, lembrou Oscar Ló.
Para se ter uma ideia de sua importância, a Companhia Vinícola Riograndense chegou a ter 25% da produção de vinhos do Rio Grande do Sul. Dois anos depois de sua criação, passou a importar parreiras da Europa, para desenvolver experimentos na Granja União, localizada em Flores da Cunha. O local funcionava como uma estação de aperfeiçoamento das videiras, com o objetivo de contribuir para eliminar vinhos de má qualidade e para disseminar a elaboração de vinhos com tecnologia adequada e sob controle.
A marca Granja União foi a responsável pela definição das variedades viníferas mais conhecidas na Serra Gaúcha há até pouco tempo. Durante muitos anos, quando se falava em Riesling ou Cabernet, automaticamente associava-se o nome Granja União. O sucesso era tamanho, que as vendas tiveram que ser limitadas já que a produção era insuficiente para atender à demanda.
A Garibaldi quer crescer com o uso da marca Granja União. Hoje, a cooperativa já tem boas posições no mercado:
- 4ª produtora de espumantes do Brasil
- 7º produtora de vinhos finos e de mesa do Brasil
- 10ª empresa recebedora de uvas do Brasil
- Possui 350 associados de 12 municípios gaúchos e 800 hectares de videiras cultivadas
- Tem uma área de 32 mil metros quadrados.
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