quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Portugueses querem aumentar a venda de vinhos

Os portugueses, que sempre venderam bem seus vinhos no Brasil, querem aumentar estas vendas e contam com o apoio da ViniPortugal, uma associação interprofissional, cuja missão é fazer a promoção dos vinhos portugueses, tanto internamente, quanto em nível internacional. Uma das novas iniciativas da ViniPortugal será a realização de uma missão de jornalistas enófilos brasileiros às regiões do Algarve, Alentejo e Península de Setúbal para conhecerem vinhedos, vinícolas e os vinhos destas regiões destacadas no mapa da vitivinicultura européia. Como dizem os dirigentes da entidade, os vinhos portugueses são excelente escolha por seu notável valor.
Portugal é mais conhecido pelo vinho do Porto, mas, nos últimos anos, sua indústria vinícola ganhou novo frescor eaumentou a lista de vinhos tranqüilos. Fui testemunha, há quase 40 anos, desta nova era vitivinícola que estava nascendo em Portugal, quando fiz um tour por quase todas as regiões daquele país, de automóvel, em companhia de um casal de jornalistas argentinos. Hoje, os vinhos portugueses são encontrados nos cardápios de restaurantes e em boas mesas em todo o mundo.
A ViniPortugal observa que, nos últimos 20 anos ( eu vi o início do processo, há 40 anos, com Francisco Ribeiro, na Vila Chã de Ourique, Cartaxo), tem havido um revival na indústria do vinho português. Os melhores exemplos podem competir com vinhos de qualquer nação.
Portugal é único por suas castas autóctones, o que torna os vinhos emocionantes. A nova safra de enólogos – alguns fazendo estágios em projetos brasileiros – e as variadas condições de crescimento de regiões permitem diferentes e distintos tipos de vinhos, monovarietais ou misturas de castas. Portugal está se tornando um dos principais destinos na Europa, quando se fala em vinhos. Embora a história do vinho português venha desde o Império Romano, os produtores portugueses ainda tem de ganhar a exposição generalizada no mercado mundial. Com o apoio da ViniPortugal, estão buscando isso. Aqui mesmo, em Porto Alegre, no ano passado, tivemos uma bela degustação de vinhos portugueses.

Nenhum comentário: