segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Receita com espumante da Pizzato foi campeã do 2º Festival Gastronômico da Lagosta
Risoto de lagosta com espumante Pizzato, do chef Sandrijn van Hoof
Foto Divulgação
..............
O vinho é bom, porque já bebi várias garrafas e comprovei; a receita, pelo que li, parece boa. O Risotto de Lagosta & Pizzato Espumante foi eleito pelo público o melhor prato do 2º Festival Gastronômico da Lagosta, realizado em Maragogi e Japaratinga (AL), de 02 a 11 de Setembro.
Desenvolvida pelo chef Sandrijn van Hoof, do Restaurante Tuyn da Pousada Praiagogi, a receita leva arroz arbóreo, filets de lagosta, perfume de lima Siciliana, tomates secos caseiros e finalizada com Espumante Brut Pizzato.
Confira a receita do Risotto de Lagosta & Pizzato Espumante Brut, do chef Sandrijn van Hoof:
Ingredientes para 4 pessoas:
400 g Arroz Arbóreo
½ colher de chá de açafrão
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola roxa, picada
1 talo de capim santo, picado bem fino
400 ml de Pizzato Espumante Brut
1 litro de caldo de camarão
400 g filet de lagosta, cortado em pedaços
400 g filet de camarão Vilafranca, cortado em pedaços
4 caldas de lagosta, limpas, cozidas e cortadas no meio
Raspa de 1 lima siciliana
20 g Queijo Parmesão ralado
Azeite de Oliva
Ramo de salsinha
Tomates secos
Modo de preparo:
Coloque o açafrão numa tigela pequena, cubra com um pouco de água fervente e deixe repousar por alguns minutos. Em uma panela grande, em fogo médio, derreta metade da manteiga e refogue a cebola e o capim santo até ficar macia. Adicione o arroz e mexa por alguns minutos até começar a ficar translúcido. Adicione 250 ml do Pizzato Espumante Brut, mexa e deixe evaporar o álcool. Acrescente o açafrão e sua água de imersão. Posteriormente vá acrescentando o caldo de camarão, uma concha de cada vez, mexendo sempre.
Aqueça numa frigideira, em fogo alto, um pouco de azeite de oliva e salteie os filets de lagosta e camarão até dourar levemente. Retire-os da panela e esfrie a frigideira com o Pizzato Espumante Brut. Adicione o Espumante ao risotto em vez de uma concha de caldo de camarão. Quando todo o caldo tiver sido adicionado, continue mexendo até que o
risotto esteja cozido, firme, mas não macio demais. Tem que oferecer alguma resistência ao ser mordido (al dente).
Misture os filets de lagosta e o queijo parmesão e aqueça bem o risotto antes de servir. Sirva o risotto ao centro do prato e decore com as duas metades das caudas de lagosta sobre o risotto e um ramo de salsinha. Decore o prato com raspa de lima siciliana, tomates secos e sirva imediatamente. Adicione um pouco de Pizzato Espumante brut a cada prato pronto para uma finalização fenomenal.
Depois, beba, pelo mínimo, uma garrafa de Espumante Pizzato Brut!
Produzido pela Pizzato Vinhas e Vinhos, do Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves - RS), o Espumante Brut Pizzato é o primeiro espumante no mercado com a classificação D.O.V.V. – Denominação de Origem Vale dos Vinhedos. É elaborado pelo método tradicional – Champenoise -, com as uvas 70% Chardonnay e 30% Pinot Noir, graduação alcoólica de 12%. De cor amarelo claro, de perlage fina e abundante, apresenta aromas de flores brancas, frutas cítricas maduras a toques de evolução como pão torrado. Na boca é frutado, acidez e álcool equilibrados. De bom corpo, persistente, seco, refrescante e de boa cremosidade. Harmoniza-se perfeitamente com entradas, frutos do mar, saladas, pratos de leve e médio condimento. É recomendado consumir a temperatura de serviço de 5°C a 7ºC.
Lagosta não é um prato muito comum na serra gaúcha, mas bem que o Flávio Pizzato, numa ocasião especial - uma grande safra ou um grande vinho - poderia servir este prato no belo espaço gastronômico que existe na vinícola Pizzato. É só uma questão de convencer Dom Plinio Pizzato. Ternho certeza que Flávia, Jane e Ivo aprovariam.
http://www.festivaldalagosta.com.br:80/fotos.htm - Pizzato Vinhas e Vinhos - www.pizzato.net - Caixa-Postal: 2538 - Via dos Parreirais, s/n - Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves - RS – Brasil - CEP: 95700-972 - pizzato@pizzato.net
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário