segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Excelente o Circuito Brasileiro de Degustação em Porto Alegre


Jornalistas Andréia Debon (Bon Vivant) e Marcela Duarte (ZH) degustaram o Espumante Garibaldi Moscatel e o Valduga 130, respectivamente
Foto DU/JN
..................
O Instituto Brasileiro do Vinho iniciou por Porto Alegre, dia 24, segunda-feira, o Circuito Brasileiro de Degustação: 25 vinícolas brasileiras de quatro estados produtores - Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - colocaram seus vinhos, espumantes e sucos de uva 100% natural e integral em degustação do público e de convidados especiais. Os melhores vinhos e espumantes brasileiros em um só lugar. Esta é a proposta do Circuito Brasileiro de Degustação, que o Ibravin retomou este ano, com patrocínio do Sebrae e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e apoio da Abrasel-RS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Três capitais brasileiras receberão a edição deste ano do Circuito, que não era realizado desde 2005.
O roteiro estreou com sucesso, no Salão Nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre. Depois, segue para São Paulo, na terça-feira (25), e Rio de Janeiro, na quinta-feira (27). “É uma oportunidade única ter tantas vinícolas em um só lugar. Para quem está procurando novos rótulos para cartas de vinhos e mesmo para kits de final de ano, é uma ocasião imperdível”, afirma o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani. O Circuito Brasileiro de Degustação foi realizado das 15h às 22h em Porto Alegre. Das 15h às 19h, o evento foi fechado para profissionais (sommeliers, chefs, proprietários de restaurantes, bares, hotéis, entre outros) e jornalistas. A partir das 19h, o Circuito abre para o público em geral. O preço do ingresso é de R$ 50,00. O Ibravin está oferecendo 100 vagas gratuitas para consumidores. Para se habilitar, basta enviar um e-mail para vinhoearte@gmail.com (Porto Alegre), cintia.silva@exponor.com.br (São Paulo) e rsvp@vezestres.com.br (Rio de Janeiro).Programação
A novidade desta edição do Circuito foi a realização de palestras com degustações temáticas, tendo como condutores os principais jornalistas e críticos de vinhos do Brasil. A sommelier carioca Deise Novakoski conduziu o tema “A Diversidade dos Vinhos Brasileiros”. “A ideia é mostrar a diferença entre os vários terroirs do País”, explica Deise. Os rótulos escolhidos pela sommelier são os seguintes: Syrah safra 211, da Sociedade Vinícola Estrada Real, de Minas Gerais; Syrah safra 2010, da Duccos, de Pernambuco; Sauvignon Blanc safra 2010, da Pericó, de Santa Catarina; Gamay safra 2011, da Salton, Rio Grande do Sul; e Ruby Cabernet safra 2008, da Campos de Cima, Campanha Gaúcha. O jornalista Marcelo Copello falou, às 16h, sobre “As raridades dos Vinhos do Brasil”. “Quero apresentar vinhos de vinícolas que merecem mais atenção dos consumidores pela qualidade dos produtos elaborados”, afirmou Copello. Escolhido em 2009 como o mais influente jornalista de vinhos do Brasil pela revista Meininger´s Wine Business International da Alemanha, Copello escolheu os seguintes rótulos para o seu painel: Perini Quatro safra 2008, da Vinícola Perini; Documento Merlot safra 2009, da Dom Cândido; Casa Venturini Chadonnay safra 2010, da Vinícola Góes & Venturini; Tannat safra 2008, da Antônio Dias; e Via 1986 Marselan safra 2009, da Viapiana.
A mesa redonda sobre os espumantes brasileiros, realizada às 18h, contou com cinco convidados de cada uma das capitais. Por isso, os espumantes que serão degustados em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro serão diferentes. “Assim teremos um sabor local em cada uma das cidades”, comentou o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. Em Porto Alegre, foram este bloguista, também representando o Jornal do Comércio e o Jornal da Noite, Irineu Guarnier (Canal Rural, TV Com e Zero Hora), Affonso Ritter (Jornal do Comércio), Marcela Duarte (Zero Hora.Com) e Andreia Debon (revista Bon Vivant). Os espumantes escolhidos por eles foram Dal Pizzol Brut Rosé (Danilo Ucha), Don Giovanni Brut Champenoise (Irineu Guarnier), Garibaldi Moscatel (Andreia Debon), Casa Valduga 130 (Marcela Duarte) e Larentis Brut (Affonso Ritter). Para participar das palestras é preciso se inscrever antecipadamente pelos e-mails vinhoearte@gmail.com (Porto Alegre), cintia.silva@exponor.com.br (São Paulo) e rsvp@vezestres.com.br (Rio de Janeiro). As vagas são limitadas.
A promoção dos Vinhos do Brasil pelo País por meio da realização de um Circuito de Degustação começou em outubro de 2004. O 1º Circuito de Degustação de Vinhos do Brasil passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em sua 2ª edição, nos meses de abril e maio de 2005, o Circuito esteve nas cidades de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. O sucesso do evento, com mais de 500 participantes por cidade, garantiu a sua realização duas vezes por ano. A 3ª edição foi realizada também em 2005, no mês de outubro, em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Salvador. Na ocasião, participaram 17 vinícolas. Agora, participam:
Antônio Dias – Basso – Campos de Cima – Casa Valduga – Cave Marson – Cooperativa Vinícola Aurora – Cooperativa Vinícola Garibaldi – Dal Pizzol – Dom Cândido – Domno do Brasil – Don Giovanni – Don Laurindo – Duccos – Dunamis – Góes & Venturini – Larentis – Lidio Carraro – Miolo – Pericó – Perini – Pizzato – Sociedade Vinícola Estrada Real – Salton – Valmarino – Viapiana.
Dia 25, será em São Paulo (SP), na Festivo Eventos (Rua Cônego Eugênio Leite, 1098, em Pinheiros). Dia 27, no Rio, no Salão Marlin Azul do Iate Clube (Avenida Pasteur, 333, na Urca).Palestras com degustação: 16h – “As raridades dos Vinhos do Brasil”, com Marcelo Copello. 18h – Mesa redonda sobre os Espumantes Brasileiros, com convidados locais. 20h – “A Diversidade dos Vinhos Brasileiros”, com Deise Novakoski.Atenção: Inscrições e confirmações devem ser feitas pelos seguintes e-mails: vinhoearte@gmail.com (Porto Alegre), cintia.silva@exponor.com.br (São Paulo) e rsvp@vezestres.com.br (Rio de Janeiro).

Nenhum comentário: