segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Bouza Tannat Parcela Única A7 7 Barricas 2009














Fiquei curioso em provar este tannat
Foto Bodegas del Uruguay





Andréia Debon provando um vinho uruguaio
Foto Daniel Arraspide
...........

Enquanto provava alguns vinhos uruguaios, na noite de 23 de setembro, no Hotel Farina Park, em Bento Gonçalves, levados pelo sommelier Daniel Arraspide, na bela companhia da jornalista Andréia Debon, ele me falou na excepcional qualidade de um tannat das Bodegas Bouza, o Bouza Tannat Parcela Única A7 7 Barricas 2009. Pois, agora, recebi a news letter 42 Vinícolas do Uruguai e encontrei um interessante texto sobre o vinho. Enquanto não o encontro para provar, vamos ao texto da Vinícolas do Uruguai:Facebook “O Bouza Tannat Parcela Única A7 7 Barricas 2009, como o próprio nome sugere, vem da seleção de apenas sete barris em que realizaram o amadurecimento os vinhos elaborados com uvas da casta Tannat da vinha A7 da safra 2009. Essa vinha pertence ao vinhedo localizado em Melilla, e tem como característica particular um solo de granito rosa com excelente drenagem e um sistema de condução que coloca a fruta perto do chão, tendo a luz refletida a partir da pedra.
Foram escolhidas para este vinho barricas novas de carvalho francês, das quais, pelas características sensoriais e qualidades únicas dos vinhos, o enologista escolheu sete que foram reservadas para enfatizar o tempo de amadurecimento até os desejados 17 meses. Este foi seguido por o engarrafado sem filtrar em novembro de 2010, e desde então envelhecido em garrafas por oito meses, esperando até este momento em que o vinho pode ser degustado e desfrutado.
O Bouza Tannat Parcela Única A7 já recebeu reconhecimento internacional, sendo premiado com a Medalha de Prata na 18ª edição da prestigiada concorrência Selections Mondial des Vins realizada em Quebec, Canadá entre 31 de maio e 06 de junho de 2011, com o aval da OIV, a VinoFed e a UIOE, que foi presidida por um júri composto por membros de mais de 25 países, o que for publicado por Bodegas del Uruguay.
As notas de degustação feitas no momento de seu lançamento pelos enólogos Eduardo Boido, o criador mesmo deste vinho, e Caterina Viña dizem que o Tannat Parcela Única A7 7 Barricas 2009 apresenta uma cor púrpura profunda. O nariz é dominado por aromas de pimenta de Jamaica e alcaçuz, com notas de marmelo e um final de tabaco. Na boca tem um começo doce e se apresenta equilibrado, volumoso e aveludado. O final lembra dos aromas iniciais de pimenta e tabaco. Por enquanto, este vinho pode ser comprado apenas na butique de vinhos da adega, como os outros vinhos de edições especiais da Bouza, e nas lojas Duty Free dos aeroportos no Uruguai.”
Em minha próxima ida a Rivera, vou ver se encontro este Bouzas, embora lá não seja muito fácil encontrar os vinhos uruguaios de qualidade. Parece que, temendo a concorrência dos vinhos estrangeiros, vendidos com menos imposto nas lojas free-shops, os produtores uruguaios não mandam seus melhores produtos para a fronteira. Os brasileiros, por exemplo, vão a Rivera comprar chilenos, argentinos, franceses e italianos.

Um comentário:

RPM disse...

Olá boa tarde.
Consegui este vinho na loja da própria vinícola. Pelo que li na net somente vende por lá ou no free shop do aeroporto de montevideo. Seria bom se fosse importado para o Brasil ou, como você diz no texto, vendido em Rivera, hehehe.
Atenciosamente.