domingo, 1 de maio de 2011

Uma Fenavinho Brasil para ser degustada


Espetáculo no dia da abertura, 29 de abril

Tarso Genro, governador do estado, Roberto Lunelli, prefeito de Bento Gonçalves, e João Strapazzon, presidente da Fenavinho 2011, fazem a abertura oficial da festa
Fotos Gilmar Gomes
................
A 15ª edição da Fenavinho iniciou sexta-feira, dia 29, em Bento Gonçalves reunindo 90 vinícolas de diversas regiões produtoras do Brasil. Prestigiada por políticos, lideranças do setor, autoridades e imprensa nacional, a solenidade de abertura contou com a presença do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, que conduzido pelo prefeito Roberto Lunelli, brindou a Capital Brasileira do Vinho ao abrir um espumante nacional com o sabre (espada). O evento segue até o dia 8 de maio no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Adão Villa Verde, e o deputado federal Pepe Vargas, que esteve representando a Câmara dos Deputados, reafirmaram apoio a pauta do setor vitivinícola. Ambos acompanham a luta da cadeia produtiva da uva e do vinho, sendo representantes do setor junto aos governos estadual e federal. O presidente da Fenavinho Brasil 2011, João Strapazzon, aproveitou a oportunidade e fez um apelo ao governador pedindo maior empenho na luta contra a alta carga tributária para os vinhos brasileiros.
Já o prefeito Roberto Lunelli destacou a inédita atenção que o Governo do Estado vem dando à região. Ao agradecer a Fenavinho Brasil e o setor, Tarso Genro disse que o mesmo serve de inspiração para o governo. “Estou aqui por todos vocês. Este esforço conjugado nos dá exemplo para ações em outras áreas”, enfatizou.
Ao término da cerimônia taças de vinho tinto foram servidas aos convidados que puderam em seguida se emocionar com o espetáculo cênico “Dorme, Sogna, Piccolo Amor Mio”, que acontece diariamente, às 20h, no Pavilhão E. Com novo roteiro e uma proposta totalmente diferenciada e inovadora, o espetáculo conta a saga da imigração italiana sob o olhar das crianças. Em 12 atos, o presente e o passado, o sonho e a realidade levam o espectador a um ambiente de magia e encantamento. Tudo isso a partir de uma grande dinâmica de cenários, coreografias, músicas e imagens antigas, que retratam de forma ingênua, porém cheia de significados, as dificuldades da longa trajetória de trabalho e progresso dos colonizadores da Serra Gaúcha.
O evento
A Fenavinho Brasil 2011 ocupa uma área superior a 35.000 m², incluindo os pavilhões A, C, D, E e F do Parque de Eventos. Na área vinícola (Pavilhão A) 90 cantinas de várias regiões produtoras do Brasil apresentam milhares de rótulos de vinhos e espumantes. Uma oportunidade ímpar para os visitantes degustarem e adquirirem produtos a preço de varejo. O Espaço Variedades, localizado no Pavilhão C, é uma opção de compras para quem procura diversidade. Ao lado, no Pavilhão D, o visitante encontra a Agroindústria Familiar, com produtos coloniais como o pão caseiro, o queijo, a copa e o salalem, e artesanato. Já no Pavilhão E acontece diariamente, às 20h, o Espetáculo Cênico “Dorme, Sogna, Piccolo Amor Mio”. No espaço também serão realizadas as rodadas de negócios do Projeto Comprador, o Workshop Vinho e Cultura e o Workshop Quality Wine.
A principal praça de alimentação está no Pavilhão F, no Villaggio dei Sapori. No local, o grande destaque é o Bistrô Mais que Sabor, onde serão realizados de segunda a sexta jantares harmonizados com chefs reconhecidos como Roberta Sudbrack, Junior Paz, o italiano Mauro Cingolani, o português Luís Américo Aguiar de Moura Rodrigues Teixeira e o sushimen Maguil Tadashi Korogui. A alegria está presente para harmonizar estas atrações. São mais de 600 atrações em três palcos e um coreto.
Atrações do vinho
Quem aprecia vinho encontra no evento uma infinidade de atrações para. Diariamente acontecem os Cursos de Degustação de Vinhos, que nesta edição inova com a inclusão de cursos temáticos oportunizando ao degustador conhecer produtos de diferentes procedências. O Vinho Encanado, no centro da cidade, é atração consagrada.
Ao entrar nos pavilhões, depois de ser recepcionado com atrações artístico-culturais, o visitante se depara com uma exposição interativa Os Sentidos e o Vinho. Visão, olfato, audição, tato e paladar são provocados convidando o visitante a fazer uma verdadeira viagem pela arte de degustar. O espaço é dividido com uma Enoteca. Rótulos de vinícolas expositoras retratarão a representatividade da produção nacional apresentando uma coleção de vinhos brasileiros.
Na Fenavinho o visitante ainda pode assistir artistas e crianças desenhando e pintando na Praça das Artes como num verdadeiro ateliê. As obras formarão um gigantesco painel. A Vila Típica é mais um espaço imperdível. Casas em estilo arquitetônico colonial ganham vida com os ofícios desempenhados pelos colonos ao vivo no local. Artesanato, gastronomia, música, arquitetura, danças típicas, vinho colonial, religiosidade, línguas e dialetos, usos e costumes são algumas das formas de expressão evidenciadas pelo projeto. Tudo em sintonia com as seis unidades que compõem a Vila Típica, sendo elas: Casa do Artesanato e Ofícios, Casa da Fotografia, Casa da Comunicação (língua e dialetos), Bodegão, Igreja e a Casa da Imperatriz, onde as soberanas estarão recebendo seus convidados e posando para fotos.
Atenção às crianças
Na Fenavinho Brasil 2011 o espaço dedicado às crianças é alternativo e altamente educativo. Uma pequena cidade – Piccola Città – remonta uma verdadeira vila típica, porém numa escala de criança, onde as casinhas são feitas em módulos de 1,80m x 1,80m. Paralelo a estrutura física, o resgate de brincadeiras típicas com algumas adaptações que não deixam a originalidade de lado prometem encantar crianças de 2 a 10 anos. As crianças de 2 a 4 anos são atendidas no berçário, por monitoras treinadas e capacitadas para este fim.
A expectativa da Fenavinho Brasil 2011 é de reunir um público superior a 100 mil visitantes.
SERVIÇO
. Data: 29 de abril a 8 de maio de 2011
. Horários de visitação:
Segunda a sexta, das 14h às 22h
Sábados, das 10h às 22h
Domingos, das 10h às 20h
. Local: Parque de Eventos de Bento Gonçalves
. Valor dos ingressos:
R$ 3,00 (de segunda a quinta)
R$ 5,00 (sextas, sábados e domingos)
Crianças até 10 anos não pagam ingresso para acesso aos pavilhões
Estudantes e idosos meio ingresso

Nenhum comentário: