quarta-feira, 25 de maio de 2011

O Brasil precisa, seja sommelier

O sommelier ganha espaço no mercado gastronômico indicando a combinação certa dos vinhos para acompanhar refeições. A profissão de sommelier ganha campo no setor da gastronomia brasileira. Extremamente valorizado na Europa, vem conquistando o seu espaço no Brasil decorrente do aumento do consumo de vinhos. Em alta, o serviço representa o ponto máximo da enogastronomia. Mas a maioria dos restaurantes brasileiros não tem sommelier.
A área de atuação desse profissional é bem ampla, podendo atuar em vinícolas, importadoras, lojas especializadas e eventos. Para isso, é necessário conhecer muito bem cada tipo de vinho e saber harmonizá-los com a gastronomia, para valorizar os pratos.
Para não cometer erros e nem comprometer a harmonização dos pratos servidos durante as refeições, o sommelier da Lusitano Import, Daniel Lage dá algumas dicas para a combinação perfeita entre comida e bebida. É óbvio que ele indica vinhos portugueses e chilenos importados pela Lusitano Import.
Quinta do Rocio (vinho cultivado nas antigas terras de Pedro Álvares Cabral, em Portugal) é ideal para acompanhar carne vermelha e carne de caça. Esse vinho é resultado de um lote invulgar de castas de Shiraz, Merlot, Touriga Nacional e Grenache (cada uma entra no lote com 25%).
Paxis Douro – Frutado, rico, encorpado, mas suave, saboroso com um final de prova elegante é um vinho para todas as ocasiões. De origem portuguesa, o Paxis deve acompanhar carnes assadas, peixes no forno, pratos condimentados, gastronomia portuguesa, italiana, mediterrânea e queijos.
Paxis Lisboa – Também de origem portuguesa, esse vinho é indicado para acompanhar pratos condimentados, massas, carnes assadas e recheadas. Um vinho delicioso, embora o paladar seja bastante concentrado, apresenta um caráter surpreendentemente suave. É um vinho encorpado e está repleto de aromas e cerejas pretas, framboesas e notas a especiarias.
Carmenere - Vinho de origem Chilena, o Carmenere acompanha carnes condimentadas, massas e pizzas. Apresenta uma cor rubi intenso, muito brilhante, o que permite apreciar a profundidade interessante da cor. Seu aroma frutado, lembrando frutas vermelhas acompanhadas por notas de pimentão. Em boca surpreende por seu volume e sua sedosidade, permitindo sentir em todo o paladar.
Cabernet Sauvignon – De origem chilena, harmoniza perfeitamente com carnes grelhadas, queijo ½ cura, massas acompanhadas de molhos vermelhos leves. Possui uma interessante cor rubi jovem e brilhante, destacam-se a cereja e morango, uma vez que se completa com notas de baunilha e tostado. Em boca a entrada é suave, com bom volume, ótimo equilíbrio e larga persistência.
Sauvignon Blanc – Vinho Chileno é ideal para acompanhar pratos a base de pescados, frutos do mar, aves, saladas e massas com molhos brancos e leves. Apresenta uma cor amarelo esverdeado, transparente e limpo. Em nariz apresenta notas cítricas mesclado com notas minerais. Em boca apresenta uma acidez equilibrada de onde voltam a aparecer notas cítricas e minerais. Apresenta uma boa persistência final o que o torna agradável de se beber.
Daniel Lage, formado em Confeitaria e Panificação na Anhembi Morumbi, Sommelier pelo Senac SP, tem experiência em hotelaria e restaurante. Atua como Sommelier Representante da Lusitano Import.

Nenhum comentário: