quinta-feira, 19 de maio de 2011

Um filó italiano no inverno do Vale dos Vinhedos – Dia do Vinho


Uma das atrações é o tradicional jogo da mora dos antigos imigrantes

Muita música, dança, vinho, pão, queijo e salame na festa italiana
Fotos: Gilmar Gomes
...............
Hotel Villa Michelon prepara atração que revive costumes dos italianos. Nada melhor do que receber o inverno provando o que a estação mais fria do ano tem de melhor a oferecer. O pinhão na chapa, a cantoria ao redor do fogão a lenha, o jogo de cartas, o pão caseiro, o queijo e o salame e, é claro, o bom vinho para aquecer o corpo e a mente. Tudo isso poderá ser degustado no Filó Italiano que o Hotel Villa Michelon está preparando para o dia 4 de junho, na Casa do Filó, integrando a programação alusiva ao Dia do Vinho.
Revivendo o costume das famílias italianas que se reuniam para “far filó” (fazer filó), ou seja, conversar, comer, beber, cantar e dançar, o Villa Michelon mantém viva uma tradição trazida pelos imigrantes e que continua sendo preservada pelas comunidades do Vale dos Vinhedos. Hóspedes, convidados e imprensa terão a oportunidade de participar desta manifestação cultural. Outros interessados poderão adquirir o ingresso de R$ 25,00 no próprio hotel.
A programação, que terá início às 19h, inclui a apresentação do Coral Vale dos Vinhedos que estará interpretando canções típicas italianas no dialeto vêneto. O escritor Remy Valduga, morador do Vale dos Vinhedos, é quem conduzirá a reza, também tradicional nesses encontros, marcados pela união da família, dos amigos e da comunidade. A comida e a bebida serão, como de costume, fartos, assim como a alegria. E para quem não sabe dançar, mas gosta de um carteado, a dica é se divertir com o quatrilho e a bisca, ou ainda com o jogo da mora.
A Casa do Filó é um espaço de convivência que relembra e cultiva os encontros sociais do início da colonização, retratados através de fotos históricas, utilidades domésticas, instrumentos de trabalho, quadros e objetos de época. Ela está localizada ao lado do Memorial do Vinho, no Complexo Turístico do Villa Michelon.
No final da programação muitos poderão se perguntar: Mas e o frio? Com todos esses ingredientes capazes de aquecer não apenas o corpo, mas também a alma, ninguém vai lembrar dele.

Nenhum comentário: