quinta-feira, 19 de maio de 2011

Quatro rótulos brasileiros incluídos na carta do River em Londres


Elisa Walker, Patrícia Carraro e Flávio Pizzatto posam com seus vinhos ao lado do sommelier Átila Ross, diante do Hotel Savoy, em Londres.
Foto Orestes de Andrade Jr./Ibravin
...............
Três vinhos da Casa Valduga, Lidio Carraro e Pizzato, além de um espumante rosé da Geisse, estarão presentes entre os grandes rótulos do mundo no restraurante do famoso Hotel Savoy.
Quatro rótulos brasileiros serão incluídos na carta de vinhos do famoso restaurante River, do Hotel Savoy, em Londres, frequentado por empresários, artistas britânicos e pela família real. Três vinhos (um branco, o Dádivas Chardonnay, da Lidio Carraro; e dois tintos, o Gran Reserva Cabernet Sauvignon, da Casa Valduga; e o Tannat, da Pizzato) e um espumante (o Cave Geisse Brut Rosé) foram escolhidos pelo sommelier brasileiro Áthila Roos, contratado no ano passado pelo River. Em outubro do ano passado, Ross esteve no Brasil visitando sete vinícolas para selecionar os produtos que agora farão parte da seleta carta de vinhos do River, formada por cerca de 350 rótulos permanentes do mundo todo.
“Nossos clientes adoram o Brasil e os vinhos têm demonstrado excelente qualidade para atender os paladares mais exigentes que frequentam o River”, afirma Ross. “Um dos sommeliers mais respeitados em Londres, Ross está apostando nos vinhos brasileiros como diferencial nas cartas de vinhos montadas para vários restaurantes de primeira linha”, comenta a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan. “E também está nos ajudando a identificar os melhores pontos de vendas para o vinho brasileiro em Londres”, informa.
O trabalho faz parte da estratégia do projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), de se aproximar dos principais sommeliers dos oito países-alvo das ações de promoção das exportações dos vinhos brasileiros – Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Hong Kong, Países Baixos, Polônia, Reino Unido e Suécia.
Paraense de Belém do Pará, Ross saiu do Brasil há cinco anos para tentar a vida em Londres. O começo foi difícil, como recepcionista de hotel. A paixão pelo vinho – além de muito estudo, trabalho e sorte – lhe trouxe o reconhecimento atual. Por acaso, ficou responsável por uma estante de vinhos de uma loja de conveniência na capital britânica. “Foi um grande aprendizado, pois eu passava o dia decifrando os rótulos e conhecendo as variedades de uva de cada país”, recorda.
Depois disso, foi vendedor da importadora de vinhos Bibendum, uma das principais da Inglaterra, conquistando o cargo gerente do clube de degustação da empresa. Na Bibendum, teve o primeiro contato com os vinhos brasileiros E foi responsável pela negociação dos vinhos Miolo com o mercado inglês.
Mais tarde se tornou sommelier de dois dos principais restaurantes japoneses contemporâneos de Londres – o Roka e o Zuma, frequentados por celebridades. Em visita ao estande coletivo do Wines of Brasil na London Wine Fair, de 18 a 20 de maio do ano passado, escolheu vinhos da Lidio Carraro para incluir na carta do Roka e do Zuma. Dois rótulos – o Dádivas Chardonnay e o Grande Vindima Merlot – estão a venda desde o ano passado. Mesmo depois da saída de Ross como sommelier chefe desses restaurantes, os rótulos continuaram a venda e, em breve, um novo vinho será incluído na carta do Zuma e do Roka, o Lidio Carraro Elos Touriga Nacional/Tannat. “Esse é um exemplo de sucesso do vinho brasileiro em Londres, que está tendo saída e continuidade entre os consumidores britânicos”, afirma Ross.

Nenhum comentário: