quinta-feira, 19 de maio de 2011

Máquina de servir suco de uva natural no copo


Aliança desenvolveu uma máquina para servir suco de uva
Foto Risclif Spinelli/Multifotos
..........
Equipamento chamou a atenção dos visitantes da APAS 2011, maior feira brasileira do setor de supermercados, realizada em São Paulo. A máquina de servir suco de uva natural no copo da Cooperativa Nova Aliança, de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, foi uma das vedetes da APAS 2011 – 27º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados, o maior evento brasileiro do setor supermercadista realizado de 9 a 12 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Na sua primeira participação na APAS, a cooperativa gaúcha lançou o equipamento de servir suco, exposto no estande coletivo do Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho.
Similar a uma máquina de refrigerantes, a máquina de suco chamou a atenção dos cerca de 75 mil empresários e executivos do setor de supermercados do Brasil e América Latina que visitaram a feira, em virtude de seu caráter inédito e pela praticidade de servir diretamente no copo um produto já gelado e 100% natural, sem a adição de conservantes. O equipamento permite servir três variedades de sucos. Durante a APAS, a Cooperativa Nova Aliança fez degustação do Suco Aliança Integral branco, tinto e rosé. “O equipamento foi um sucesso durante todos os dias da feira. Os visitantes paravam para conhecer a novidade e degustar os sucos”, comenta Marciano Paviani, gerente comercial da Nova Aliança. Ele acrescenta que o evento foi uma excelente oportunidade para estreitar relacionamentos e alinhavar negócios, inclusive do novo equipamento.
A cooperativa já tem aproximadamente 200 unidades da máquina de suco em teste em distribuidores nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. “Os resultados são surpreendentes e têm mostrado que o consumidor está se voltando para produtos naturais, sem a adição de conservantes. Nossa intenção é implantar mais de 2 mil máquinas, abrangendo outros estados e regiões do país”, afirma Paviani.
A Cooperativa Nova Aliança Ltda. constitui-se em uma organização cooperativa criada a partir da união operacional de cinco tradicionais cooperativas vitivinícolas da Serra Gaúcha. Cooperativa Vinícola Linha Jacinto, de Farroupilha, Cooperativa Vinícola Santo Antônio e Cooperativa Vinícola São Pedro, de Flores da Cunha, Cooperativa Vinícola São Victor e Cooperativa Vitivinícola Aliança, de Caxias do Sul, unem a experiência e a solidez de uma história de mais de 80 anos no setor vitivinícola com o firme propósito de ganhar competitividade e, até 2015, ser referência em seus segmentos de atuação, com reconhecimento pela excelência cooperativa e resultados alcançados.
O objetivo é, através da operação conjunta, agregar conhecimento, experiência e competitividade para responder às demandas sociais, econômicas, ambientais e de mercado, estabelecendo novas bases para o desenvolvimento da agricultura familiar e do cooperativismo.
São cerca de 800 famílias associadas, distribuídas em três regiões produtoras com terroirs que representam o que o país oferece de melhor para o cultivo de videiras: a Serra Gaúcha, maior produtora nacional de vinhos e sucos naturais de uva; Encruzilhada do Sul, que faz parte da microrregião da Serra do Sudeste do RS, equilibrada quanto ao volume de chuvas, ideal para o cultivo de variedades sensíveis e com alto potencial enológico; e a Região da Campanha Gaúcha, considerada uma das melhores do mundo para a elaboração de vinhos finos e espumantes de qualidade superior.
A cooperativa conta com aproximadamente 1,35 mil hectares de vinhedos em produção, que resultam em 36 mil toneladas de uva, processadas em dez unidades industriais localizadas na Serra Gaúcha e em Santana do Livramento. Uma nova e moderna sede está sendo construída no município de Flores da Cunha, com previsão para iniciar as operações na safra de 2013.
No portfólio de produtos da Nova Aliança estão vinhos finos, espumantes, vinhos de mesa, sucos de uva orgânicos, integrais e adoçados. Site: www.novaalianca.coop.br

Nenhum comentário: