domingo, 1 de maio de 2011

Almadén Gewürztraminer


O enólogo Adriano Miolo está renovando os vinhos Almaden
Arquivo JN
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Outro interessante lançamento da Miolo Wine Group foi o vinho branco Gewürztraminer, o 1o a ser elaborado pela MWG com essa variedade. A Gewürztraminer é uma uva de difícil manejo, que requer cuidados especiais e, sobretudo, um clima adequado. Tendo em vista o seu ciclo, necessita de muita luminosidade para completa maturação. “Assim podemos afirmar que a Gewürztraminer está muito bem adaptada à região da Campanha, onde consegue expor todo o seu potencial varietal”, informou Adriano Miolo.
O produto chega para complementar a linha de varietais da Almadén já composta pelos brancos Chardonnay, Riesling e Sauvignon Blanc, e os tintos Tannat, Cabernet Sauvignon e Merlot. Todo o processo de elaboração do vinho ocorre em tanques de aço inoxidável. Com graduação alcoólica de 12,5%, apresenta aromas intensos de frutas tropicais maduras e traços florais lembrando pétalas de rosas. É um vinho jovem ideal para acompanhar pratos a base de peixes e frutos do mar, saladas e queijos. Estará disponível no mercado a partir de maio 2011 ao preço sugerido de até R$ 12,00.
Com os lançamentos, a marca passou a contar com um portfólio de treze produtos – entre brancos, tintos, roses, espumantes e frisantes.
As vinícolas Miolo, Lovara e o empresário Raul Anselmo Randon adquiriram, em outubro de 2009, a Vinícola Almadén. Localizada em Santana do Livramento (RS), a Almadén é uma das mais tradicionais empresas de vinhos do Brasil. Com a aquisição, a Miolo Wine Group tornou-se líder no mercado nacional de vinhos finos entre as vinícolas brasileiras com produção total de 12 milhões de litros de vinhos e espumantes e 1.150 ha de vinhedos próprios plantados em espaldeira (sistema vertical). A Almadén é a única grande vinícola brasileira que produz 100% das uvas que emprega na elaboração dos seus vinhos e cultiva suas próprias mudas.
Tão logo assumiram a empresa, os novos sócios decidiram mudar os vinhos na safra que viria (2010). A 1ª diretriz foi eliminar a adição de açúcar nos produtos, acompanhando as tendências do Novo Mundo, e tornar os vinhos mais frutados. O processo de elaboração dos frisantes também foi modificado com a adoção da fermentação natural dos vinhos através do método charmat, o mesmo usado para espumantes.
Para acompanhar as mudanças nos vinhos, os novos sócios optaram pela renovação de toda a rotulagem dos produtos. Investiram em um design inspirado nos vinhos californianos, origem da marca, visando resgatar a tradição de uma das vinícolas mais antigas da Califórnia e seu conceito de marca ligado ao descomplicado.
Ao mesmo tempo em que promoveu uma mudança imediata nos vinhos, deu início a investimentos na viticultura e na cantina, visando tornar a Vinícola referência em qualidade e pioneira em novas práticas utilizadas no Brasil.
A Vinícola Almadén é triplamente certificada por meio do Sistema de Gestão Integrado de Qualidade Segurança e Meio Ambiente (ISO 9001:2004, ISO 14.001:2004 e OHSAS18.001:2007).
Sede: Santana do Livramento (RS)
Área: 1,2 mil hectares
Área cultivada: 600 hectares
Capacidade de produção: 06 milhões de litros de vinhos
Principais Variedades cultivadas: Tannat, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah,Pinotage, Gamay Boujolais, Riesling, Chardonnay, Ugni Blanc, Gewurztraminer Sauvignon Blanc, Chanin Blanc e Semillon.

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