sexta-feira, 6 de maio de 2011

Expectativa de 1,2 mi de negócios no Projeto Comprador


Produtores de vinhos e compradores gostaram do modelo de negociações

A mudança de datas da Fenavinho, de janeiro para maio, foi apontada como favorável às vendas

Bons negócios no Projeto Comprador da Fenavinho
Fotos Gil Gomes
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O Projeto Comprador da Fenavinho Brasil 2011 agradou vinícolas e compradores. Durante as três manhãs – 4, 5 e 6 de maio – 35 vinícolas estiveram frente a frente com 32 compradores de dez estados brasileiros. O resultado é uma expectativa de negócios de R$ 1,2 mi. Além de ampliar contatos as rodadas oportunizaram a assinatura de contratos imediatos, surpreendendo até mesmo os organizadores da Fenavinho Brasil 2011.
Sempre que vendedores e compradores em comum sentam para negociar as perspectivas são favoráveis. Entretanto, o fechamento de negócios normalmente ocorre a médio e longo prazo. Nesta edição do Projeto Comprador da Fenavinho o resultado foi muito mais além. Do total de vinícolas participantes, 30% concretizaram negócios na rodada. Os 70% restantes estabeleceram contatos preliminares com grande possibilidade de negócios, o que resultou na satisfação de 80% das vinícolas conforme pesquisa desenvolvida pelo Sebrae ao término do evento. O projeto também foi aprovado pelos compradores com 100% de satisfação.
Cada vinícola participante teve a oportunidade de negociar com 90% dos compradores, o que resultou em 1.000 reuniões nos três dias. Na avaliação da vice-presidente de Mercado, Daniela Salton, o Projeto Comprador foi um sucesso. “Conseguimos selecionar excelentes compradores, oportunizando principalmente às pequenas vinícolas este contato direto com quem procura vinhos com valor agregado. Atingimos nosso objetivo e isso pode ser visto nos resultados. Estão todos de parabéns”, salienta. Daniela destaca o apoio do Sebrae Nacional decisivo para que tudo isso acontecesse com êxito.
O Projeto Comprador foi promovido pela Fenavinho Brasil 2011 sendo destinado exclusivamente para empresas expositoras. Representantes de lojas especializadas, sites de venda de vinhos, distribuidores, restaurantes e importadores com interesse no vinho brasileiro integraram o grupo de compradores vindos dos estados do Acre, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Eles também tiveram a oportunidade de visitar vinícolas da região, conhecendo o produto em sua origem.
Números do Projeto Comprador
- 35 vinícolas
- 32 compradores de nove estados brasileiros
- R$ 1,2 mi de expectativa de negócios
- 80% das vinícolas satisfeitas no geral
- 100% dos compradores satisfeitos
- 70% das vinícolas com contatos preliminares com possibilidade de negócios
- 30% das vinícolas com concretização de negócios na rodada
- 1.000 reuniões de negócios.

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