quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vinhos brasileiros participam da Hofex em Hong Kong

O projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), atravessou o mundo para participar, de 11 a 14 de maio, da HOFEX (14ª Exposição Internacional de Comida, Bebida, Hotel, Restaurante e Equipamentos de Alimentação, Suprimentos e Serviços), realizada no Hong Kong Convention e Exhibition Center, na China. A empresa líder nas exportações de vinhos brasileiros, a Miolo, representou o Wines of Brasil por meio do importador Amorosso Wines, com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). “Nossa intenção é conhecer melhor o mercado chinês e aumentar a divulgação de nossos produtos, já que começamos a atuar neste país no começo do ano”, informa a a gerente de Marketing Internacional da Miolo, Morgana Miolo. Ela revela que, até o momento, a Miolo exportou dois containers para o país. “Queremos vender pelo menos mais quatro ainda este ano”, projeta.
Hong Kong é um dos oito mercados prioritários das vinícolas brasileiras integrantes do Wines of Brasil. “Hong Kong é a porta de entrada para o imenso mercado da China, que está passando por um rápido crescimento de consumo”, destaca a gerente de Promoção Comercial do projeto, Andreia Gentilini Milan. Ela informa que, em 2010, houve um aumento de 58% no preço médio por litro exportado pelas vinícolas verde-amarelas para Hong Kong. O valor do litro passou de US$ 5,36 em 2009 para US$ 8,47 em 2010. Assim, Hong Kong foi o 4º destino dos vinhos brasileiros entre os países com maior preço médio por litro exportado, atrás apenas da Dinamarca, Austrália e Emirados Árabes Unidos. “Essa é uma prova de que o consumo de vinhos e espumantes em Hong Kong tem crescido nas camadas de consumo de produtos de maior valor agregado, do tipo premium e superpremium”, observa Andreia.
O Wines of Brasil estará presente na Hong Kong Wine Expo, de 3 a 5 de novembro, com seis viníc! olas verde-amarelas. Durante a semana da feira, será realizada uma Master Class (palestra com degustação) para 50 VIPS locais (sommeliers, compradores e formadores de opinião), seguida de um Walkaround Tasting, onde serão montadas mesas para as vinícolas participantes na feira. Logo depois, as cantinas brasileiras estarão na Wine Future Hong Kong, organizada pela Wine Academy of Spain com a presença de Robert Parker, Jancis Robinson e outros grandes nomes. No último dia 12 de abril, os vinhos e espumantes da Miolo foram servidos no almoço oferecido pela presidenta Dilma Rousseff durante a Missão na China.

Nenhum comentário: