domingo, 1 de maio de 2011

Viapiana comemorou terceiro melhor tinto nacional

Outro vinho que provei na ExpoVinis e gostei – gostei mesmo, tanto que levei o Valter José Pötter, da Guatambu até o estande da Viapiana para prová-lo – foi o Marselan da Viapiana. O Valter achou um pouco amadeirado. Eu, que não gosto muito de madeira, aprovei.
Era lançamento da vinícola e já foi consagrado durante concurso Top Ten.
O VIA1986 Marselan foi classificado entre os cinco melhores tintos nacionais inscritos no concurso Top Ten da feira, a maior do setor na América Latina, e que reúne as mais importantes vinícolas do país e distribuidores de vinhos de todo o mundo.
Os vinhedos da variedade Marselan produziram apenas 1,5 quilos de uva por pé. Após cuidado intenso durante a elaboração, estágio em barricas de carvalho e engarrafamento, o resultado é um produto altamente gastronômico e de fácil harmonização. “É um vinho em constante evolução e que tem pelo menos 10 anos de guarda pela frente. Ou seja, é um vinho de ótima estrutura e que tem muito a evoluir nos próximos anos”, destaca o enólogo da vinícola, Elton Viapiana.
“O Marselan se adaptou muito bem ao clima, a altitude e as características de solo de Flores da Cunha. Por isso, acreditávamos muito no potencial deste vinho e estamos o apresentando durante a Feira. Levamos o vinho para um pré-lançamento, ainda sem rótulo, inclusive. A terceira posição, entre os cinco melhores nacionais, mostra que todo o trabalho com este produto foi válido”, afirma Viapiana. Segundo ele, a partir de agora a vinícola intensifica o processo de diversificação de seus produtos, com variedades como a Pinot Noir, que deve começar a produzir em 2012. “Também vamos apresentar até o final do ano nosso primeiro vinho verde e o espumante VIA1986 Champenoise Brut Chardonnay para festejar os 25 anos de vinícola”, explica Viapiana.
Vinhos: Viapiana Marselan 2009
Produtor: Vinícola Viapiana Ltda
Região: Altos Montes – Flores da Cunha – RS – Brasil
Composição de Castas: 100% Marselan
Variedades: Européias Vitis Viníferas
Graduação alcoólica: 12,8 % Vol.
Elaboração: desengace e esmagamento; uso de levedura selecionada; maceração a frio; fermentação alcoólica com temperatura controlada em 26ºC; 2 pisagens diárias; 4 delestagem; fermentação malolática natural.
Envelhecimento: estagio de 16 meses em barricas de carvalho americano, engarrafado e estocado em cave climatizada para concluir a maturação por 8 meses antes de ir para o mercado.
Estimativa de guarda: 10 anos.
Características organolépticas: Cor vermelho rubi violáceo intenso, aroma que lembra cereja, ervas finas, chocolate amargo e pimenta preta. Quanto ao paladar, é um vinho que apresenta entrada de boca picante, bom volume com persistência longa. Ótima acidez que torna o vinho bastante gastronômico.
Temperatura de serviço: Servir entre 16 e 18ºC. Este vinho pode apresentar alguma precipitação de cristais devido sua estabilização natural, e também para uma melhor apreciação é recomendável abri-lo 20 minutos antes de servir.

Nenhum comentário: