terça-feira, 3 de maio de 2011

Guatambu lançou espumante na ExpoVinis 2011


Gabriela¨e Nara Pötter, Silvia Mascela Rosa e Isadora na ExpoWinis

Guatambu Luar do Pampa

Guatambu Extra Brut, o primeiro espumante da Vinícola Guatambu













Valter José, Isadora, Nara e Gabriela Pötter na ExpoWinis.
Fotos Divulgação.
...................
A Guatambu, de Dom Pedrito, sobre a qual escrevi na edição anterior, sem entrar muito em detalhes, aproveitou a maior feira de vinhos da América Latina, a ExpoVinis, ocorrida dias 26, 27 e 28 de abril em São Paulo, para lançar seu primeiro espumante, feito pelo método champenoise com 100% de uvas Chardonnay, denominado Guatambu Extra-Brut. Assinado pelo enólogo Alejandro Cardozo (que acaba de mudar de e-mail. Será que mudou de emprego?), o espumante teve 10 meses de contato com as leveduras e mostra que a Campanha Gaúcha é promissora não somente para produção de excelentes vinhos tintos.
A grande curiosidade do público para conhecer o produto fez com que o espaço da Guatambu na feira estivesse sempre repleto de enólogos, jornalistas, somelliers, empresários e vinhateiros. O sommellier Osvaldir Castro, de São José do Rio Preto (SP), publicou sua avaliação no blog Per Bacco, dando 88 pontos ao espumante. Silvia Mascella, jornalista da Revista Adega, considerou que iniciou bem a feira, pois o primeiro produto escolhido para degustar na ExpoVinis foi justamente o Guatambu Extra-Brut. “O espumante está muito bom” – elogiou também o editor revista Gosto, J. A. Dias Lopes.
Outro lançamento da Guatambu foi o Gewürztraminer 2011 Luar do Pampa. O vinho branco, que já está na carta da Rede Plaza Hotéis, em Porto Alegre, chamou atenção pelos delicados aromas florais e frutados. “Um vinho que refletiu claramente as condições do tempo seco que imperou na região da Campanha Gaúcha, um vinho surpreendente – conclui o sommelier Osvaldir Castro, que pontuou o produto em 90 pontos.
No segundo dia de feira (27/04/2011), foi a vez do o Cabernet Sauvignon da Guatambu Rastros do Pampa Premium ser destaque na harmonização do projeto do Ibravin “Para Saber o Sabor dos Vinhos do Brasil”. O vinho foi escolhido para harmonizar com Brasato clássico ao vinho tinto com stinco de cordeiro, juntamente com o DNA Merlot da Pizzato, que ganhou o Top Ten da ExpoVinis como melhor vinho tinto brasileiro. Conforme o enólogo Jeferson Nunes, presidente da FSI Brasil, que conduziu a harmonização, Rastros do Pampa mostra uma explosão de aromas de frutas vermelhas, como cereja, mirtilo, e uma cereja descarada na boca. “Um espetáculo” – conclui Nunes.
Cumprimentei pessoalmente os proprietários da Guatambu na feira – Valter José e Nara, Gabriela Isadora Pötter – e faço isso novamente através do Blog. Foi muito bom encontrá-los lá e ver o sucesso dos vinhos da Serrinha de Dom Pedrito.

Nenhum comentário: