domingo, 1 de maio de 2011

Primeira D.O. de vinhos do Brasil foi apresentada

Entre as atividades da ExpoVinis, destacou-se a apresentação que a Aprovale fez dos vinhos gaúchos que farão parte da primeira Denomonição de Origem de vinhos brasileiros. Com o processo em fase final para registro no INPI, a Aprovale fez a primeira apresentação pública e divulgou os rótulos que irão compor a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos.
Foram apresentadas as regras e os rótulos que irão compor a primeira Denominação de Origem (D.O.) de vinhos brasileira. A ação visou informar ao público o que os aguarda quando a certificação for outorgada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Além da apresentação, a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) realizou um brinde no Brazilian Sparkling Lounge com os vinhos aprovados através dos procedimentos previstos na regulamentação da D.O. e que aguardam para serem disponibilizados ao mercado.
O terroir dos vinhos do Vale já é reconhecido graças aos parâmetros de qualidade aplicados pelas vinícolas a partir da certificação da Indicação de Procedência. A D.O., por sua vez, representa a evolução deste padrão, levando a público o potencial e a maturidade produtiva das vinícolas do Vale dos Vinhedos. O presidente da Aprovale, Rogério Carlos Valduga, que acompanha as atividades, observa que, em função do público especializado que atrai, a participação na Expovinis terá grande importância na consolidação do Vale dos Vinhedos como produtor de vinhos de alta qualidade. “A D.O. fortalecerá ainda mais a identidade dos vinhos elaborados no Vale dos Vinhedos, já reconhecida em 2002 no Brasil com a conquista da Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos”, destaca.
Aproveitando o evento, a Aprovale também lançou o Manual da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos. A iniciativa visa esclarecer e consolidar os conceitos de Indicação Geográfica (I.G.), Indicação de Procedência (I.P.) e Denominação de Origem (D.O.). Cabe destacar que esses conceitos na Europa já estão internalizados pelo mercado consumidor por serem utilizados há séculos, enquanto que no Brasil ainda são relativamente recentes, pois o reconhecimento da primeira I.G. ocorreu em 2002. Em uma linguagem simples e acessível, a publicação traz as regras da D.O. e os benefícios que o consumidor e também a comunidade do Vale dos Vinhedos ganham com a certificação.
Já na feira de expositores, o Vale dos Vinhedos esteve representado na Expovinis por sete vinícolas, sendo três com estandes próprios e quatro com estandes inseridos no espaço Vinhos do Brasil, coordenado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Foram elas: Almaúnica, Casa Valduga, Dom Cândido, Don Laurindo, Marco Luigi, Miolo e Pizzato.
Vinhos que irão estrear a D.O. Vale dos Vinhedos
A cada safra as vinícolas deverão enviar à Aprovale uma solicitação para que o Conselho Regulador avalie os produtos que elas desejam que sejam identificados com a D.O. As amostras destes vinhos são recolhidas e eles passam por análises da documentação para verificar se os padrões de cultivo e de elaboração estão de acordo com as normas estabelecidas. Estas amostras também são analisadas em laboratórios especializados e, por fim, passam por uma degustação feita por um grupo de especialistas, composto de técnicos da Embrapa, da Aprovale e da Associação Brasileira de Enologia.
São de oito vinícolas os 11 primeiros vinhos que chegarão ao mercado com a D.O. Vale dos Vinhedos.
Vinícola Almaúnica
Amaúnica Reserva Merlot safra 2009
Vinícola Dom Cândido
Dom Cândido Documento Merlot safra 2009
Pizzato Vinhas e Vinhos
Espumante Pizzato Brut
Pizzato Chardonnay safra 2009
Peculiare Vinhos Finos
Peculiare Merlot safra 2009
Vinhos Don Laurindo
Don Laurindo Reserva Merlot safra 2009
Miolo WineGroup
Miolo Cuvée Giuseppe Merlot/Cabernet Sauvigon safra 2009
Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay safra 2009
Espumante Brut Miolo Millésime safra 2009
Terragnolo Vinhos Finos
Terragnolo Merlot safra 2009
Casa Valduga
Casa Valduga Chardonnay safra 2009

Nenhum comentário: