Os vinhos brasileiros fizeram a sua estreia na New York Wine Expo, em Nova York, nos Estados Unidos, que ocorreu entre os dias 26 e 28 de fevereiro. Três empresas – Casa Valduga, Lidio Carraro e Miolo – participaram pela primeira vez desta feira, aberta ao consumidor norte-americano, que tem a oportunidade de conhecer e degustar vinhos de diversos países e produtores. A presença do Brasil no evento foi uma iniciativa do projeto Wines from Brazil, realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o objetivo de posicionar o vinho brasileiro no mercado internacional.
“Este é o começo de uma série de promoções institucionais e comerciais que iremos fazer no mercado norte-americano este ano, com o objetivo de aumentar o conhecimento dos produtos brasileiros neste que é o segundo país importador de vinhos no mundo”, afirma a gerente de Promoção Comercial do Wines From Brazil, Andreia Gentilini Milan. A ação conou com o planejamento e acompanhamento da recém-contratada representante dos vinhos brasileiros em Nova York: a consultora argentina Nora Favelukes, presidente da QW Wine Experts, radicada há mais de 20 anos nos EUA. Andreia destaca que os Estados Unidos é o país mais representativo para a exportação de vinho brasileiro, tendo registrado a importação de vinhos de 22 empresas verde-amarelas. O segundo colocado, a Alemanha, adquiriu vinhos de 13 empresas brasileiras. Os norte-americanos compraram R$ 1,9 milhão em vinhos brasileiros nos últimos quatro anos. Em cinco anos o mercado americano será o maior mercado consumidor de vinhos no mundo. “É um grande mercado, cuja produção interna representa 70% do vinho consumido pelo norte-americano, mas com 30% de vinhos importados, o que é um volume gigantesco. Só com esse volume, eles são hoje o terceiro maior importador de vinhos do mundo”, acrescenta.
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