terça-feira, 16 de março de 2010

Fenakiwi apresenta o 1º Festival do Moscatel

A 19ª Fenakiwi receberá o 1º Festival do Moscatel de Farroupilha. Trata-se de uma opção diferenciada de refeição para os visitantes, com vinhos, espumantes, sucos e farta gastronomia à vontade, em um espaço reservado. O objetivo é, ao mesmo tempo, apresentar ao público da Festa Nacional do Kiwi os vinhos e espumantes moscatéis de qualidade elaborados no município, que é o maior produtor nacional dessas variedades de uva. A promoção é da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria da Agricultura e Abastecimento e da 19ª Fenakiwi.
O 1º Festival do Moscatel será realizado em um espaço dentro da Fenakiwi, nos dias de funcionamento festa (sextas, sábados e domingos), no período de 7 a 23 de maio. O valor para participar é de R$ 35,00 por pessoa. Crianças com até 10 anos de idade pagam R$ 10,00. Esse ingresso dá direito às bebidas e comidas que serão servidas à vontade no espaço. Além dos vinhos, espumantes e frisantes moscatéis, que são o foco do festival, haverá opções de espumante brut, vinho tinto e suco de uva. O cardápio será composto por tábuas de frios com copa, salame, queijos, presunto, lombo canadense, pepino, azeitona, queijo de porco, morcília e torresmo. Galeto, polenta e queijo fritos e grôstoli complementam o cardápio.
O presidente da 19ª Fenakiwi, Renato Bellaver, aposta no sucesso do festival. “Estamos agregando um novo atrativo à festa, no qual o visitante poderá aproveitar à vontade a gastronomia típica da Serra Gaúcha, em um espaço reservado”, diz a respeito da parceria. O presidente da Afavin, Tiago Tonini, comenta sobre a importância do evento para o setor. “Acreditamos que será um divisor de águas porque vai mostrar, junto da maior festa do município, o potencial de Farroupilha na produção de uvas moscato e na elaboração de vinhos de qualidade, o que deverá fortalecer o setor produtivo local”, considera. Para o Secretário Municipal da Agricultura e Abastecimento, Nestor Zanonato, a realização do Festival do Moscatel é estratégica. “Trata-se de aproveitar esse momento em que os moscatéis estão em alta para evidenciar o posto, ocupado pelo município, de maior produtor brasileiro dessas uvas. E fazer isso junto da Fenakiwi, evento consolidado nacionalmente, significa projetar essa condição farroupilhense aos quatro cantos do país”, enfatiza.
Farroupilha é o maior produtor brasileiro de uvas moscatéis (utilizadas para elaboração de vinhos tranquilos e de espumantes finos). Conforme dados compilados pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em 2009, somente da cultivar Moscato Branco – a principal Vítis Vinífera Branca do Estado, em volume - foram produzidos 7,43 milhões de quilos (representando 52 % do total gaúcho, de 14,28 milhões de quilos).
Farroupilha detém, segundo o Cadastro Vitícola do RS 2005/2007, a maior área de cultivo de uvas Moscato Branco no RS: dos 776,87 hectares da casta no Estado, em 2007, o município respondia por 48,84% (ou 379,5 hectares).
As informações são das jornalistas Marciele Scarton – Jornalista MTb 14156 - Imediata Comunicação – Assessoria de Imprensa Afavin - (54) 8111.2119 e Maria Cristina Meneghin - Avante Comunicação – Assessoria de Imprensa Fenakiwi - (54) 3035.2136.

Nenhum comentário: