segunda-feira, 8 de março de 2010

Revista inglesa destacará vinhos brasileiros

A revista Harpers Wine & Spirits (www.harpers.co.uk), do Reino Unido, publicará um suplemento especial de 24 páginas sobre os vinhos brasileiros. O espaço privilegiado, numa das publicações especializadas em vinho mais importantes do mundo, foi conquistado após visita de uma semana do jornalista Andrew John Catchpole à Serra Gaúcha. Ele integrou uma comitiva de quatro jornalistas trazidos ao Brasil pelo Projeto Wines From Brazil, realizado em parceria pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Segundo a gerente de Promoção Comercial do Wines From Brazil, Andreia Gentilini Milan, o suplemento será publicado na edição de maio da Harpers Wine & Spirits, mês de realização da London Wine Fair, uma das principais feiras do setor vitivinícola mundial, que acontecerá de 18 a 20 de maio. “O destaque para os vinhos do Brasil nesta revista certamente despertará grande interesse de importadores, distribuidores e consumidores, que poderão conferir nossos melhores produtos na feira de Londres”, afirma Andreia. Além da Harpers, Andrew escreve para as revistas Decanter e Wine Business International e para o jornal The Guardian. Outros três jornalistas integraram o Projeto Imagem Internacional, realizado de 22 a 26 de fevereiro: os holandeses Harold Patric Hamersa e Ronald Hoeben; e o norueguês Svein Lindin. Eles visitaram o Ibravin, a Embrapa Uva e Vinho, os Caminhos de Pedra e estiveram em 10 vinícolas integrantes do projeto de exportação – Casa Valduga, Lidio Carraro, Salton, Peterlongo, Pizzato, Don Giovanni, Don Laurindo, Miolo, Boscato, Aurora.
No Ibravin, eles também conheceram quatro vinícolas (Panceri, Santo Emílio, Quinta Santa Maria e Villaggio Grando) do Planalto Catarinense. A apresentação foi feita por José Eduardo Basseto e Walter Kranz, da Acavitis (Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos). À noite, eles degustaram os produtos destas vinícolas em um jantar.
Conforme opinião unânime dos jornalistas estrangeiros, as vinícolas brasileiras devem apostar nos espumantes como carro-chefe da promoção de seus produtos no exterior. “Há uma qualidade boa e constante em todos os espumantes degustados”, comentou o norueguês Svein Lindin, editor e sommelier, que escreve para a revista Vinofil. Ele ainda é o dono e gerente da escola In Vino Veritas, que dá cursos sobre vinhos. “O Brasil não é o país que você associa naturalmente com vinho, pelo seu clima tropical e pela ampla divulgação sobre o samba e o futebol. Há, no entanto, que se destacar o rápido desenvolvimento da produção de vinho de boa qualidade no Brasil, em particular, os espumantes”, escreveu ele em matéria veiculada no site www.vinofil.no.

“Para iniciar, foquem nos espumantes. A Europa está a procura de borbulhas que são mais baratas que o Champagne. A qualidade de vocês é excelente e o Brasil é conhecido por festa, sol, felicidade, diversão, carnaval, tudo que combina com a descontração e a leveza dos espumantes”, recomendou o holandês Harold Patric Hamersa, jornalista independente que escreve para a revista Het Parool (Parro.tv), HP / De Tijd, e para o site www.haroldhamersa.blogo.nl. Ele também é autor do site www.foodtube.nl, onde já postou diversos vídeos sobre a sua vinda ao Brasil.
O inglês Andrew John Catchpole concorda que a promoção dos vinhos brasileiros comece pelos espumantes. “Eles têm uma qualidade geral muito boa, estável, que certamente será apreciada em todo o mundo”, observou. O jornalista que escreverá um suplemento de 24 páginas sobre os vinhos do Brasil na Harpers também sugere que as vinícolas divulguem alguns de seus vinhos tintos, incluindo os produtos elaborados de corte e variedades como Cabernet Franc, Tannat e demais variedades italianas e portuguesas.
Na mesma linha, o holandês Ronald Hoeben disse que as vinícolas devem “acentuar a conexão do estilo de vida do brasileiro com os maravilhosos espumantes”. Ronald Hoeben, especialista em gastronomia, escreve para HP / De Tijd, Het Parool, Hollands Diep, Elle Eten. Ele é fotógrafo desde 1969, escritor de gastronomia desde 1977, cinegrafista desde 2008 e jornalista independente desde 1989.

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