terça-feira, 23 de março de 2010

Vinhos do Brasil ganham medalhas

Os vinhos do Brasil começaram bem o ano de 2010. Nove medalhas foram conquistadas no Vinalies, realizado de 26 de fevereiro a 2 de março em Paris, na França. Considerado o maior concurso do mundo, o evento é um dos mais prestigiados, onde os prêmios são ainda mais cobiçados pelas vinícolas.

Nesta edição foram 3.199 amostras de 39 países que foram avaliadas por um painel de 126 degustadores. O Brasil esteve representado pelos enólogos Antonio Czarnobay e Philippe Mével . Segundo Czarnobay, a organização do evento foi exemplar permitindo um amplo aprendizado. “Mais aberto do que em edições anteriores, tivemos a oportunidade de discutir pontuações duvidosas e isso foi muito bom. Só foi conferida medalha por consenso dos cinco membros da mesa”, esclarece.

Promovido pela Associação de Enólogos da França, o Vinalies é totalmente informatizado, o que garante maior agilidade no processo de pontuação. Assim que os degustadores lançavam suas notas o presidente da mesa já sabia se a amostra havia conquistado alguma medalha.

A exemplo de edições anteriores, o Vinalies estará editando nos próximos meses o livro dos 1.000 livros do mundo com a relação dos premiados no concurso. A publicação vem acompanhada de informações de cada país e dos produtos, servindo de orientação às vinícolas principalmente por reunir os descritores sensoriais.

PREMIAÇÕES
Medalha de Prata
Aurora Espumante Brut Pinot Noir – Cooperativa Vinícola Aurora
Casa Valduga Cabernet Sauvignon Gran Reserva 2006 - Casa Valduga Vinhos Finos
Dal Pizzol Ancellotta 2005 – Vinícola Monte Lemos
Dal Pizzol Espumante Charmat Brut – Vinícola Monte Lemos
Miolo Cuvvé Tradition Demi-sec 2008 – Miolo Wine Group
Peterlongo Presence Espumante Moscatel Rosé 2009 – Estabelecimento Vinícola
Armando Peterlongo
Salton Desejo Merlot 2006 – Vinícola Salton
Salton Virtude Chardonnay 2008 – Vinícola Salton
Sanjo Nubio Sauvignon Blanc 2008 - Cooperativa Agrícola de São Joaquim

Nenhum comentário: