terça-feira, 30 de março de 2010

Núcleos Sudeste e Centro-Oeste para caprinos e ovinos

Quem manda a informação é Adilson Nóbrega, da Embrapa Caprinos e Ovinos, MTb/CE 01269JP, telefone (88) 3112.7528, e-mail adilson@cnpc.embrapa.br.
Pesquisadores dos núcleos regionais Sudeste e Centro-Oeste da Embrapa para caprinos e ovinos estiveram na Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE), na semana entre 22 e 26 de março, para definir a programação de atividades de pesquisa e transferência de tecnologia para o ano de 2010. No núcleo Centro-Oeste, a ideia será dar continuidade a pesquisas para avaliar a sensibilidade de ovelhas a verminoses, com uso de marcadores moleculares. Outro projeto a ser desenvolvido pelo núcleo em 2010 é o de avaliação da forrageira Panicum como alternativa de nutrição para ovinos na região.
De acordo com o pesquisador Fernando Alvarenga Reis, da Embrapa Caprinos e Ovinos que coordena o núcleo Centro-Oeste, em 2010 há a intenção de elaborar projeto de pesquisa voltado para aperfeiçoamento dos sistemas de produção de caprinos e ovinos nos diferentes ecossistemas brasileiros. "O objetivo é observar iniciativas que indiquem como garantir um incremento de produção nas diversas regiões do país, levando em conta fatores como desempenho, custo e um padrão adequado de produção", disse ele.
O núcleo desenvolverá projetos diferenciados de capacitação de produtores e técnicos e trabalhará no fortalecimento do Workshop de Ovinocultura no Cerrado, evento a ser realizado no segundo semestre. "Procuraremos também a interação com a Embrapa Mato Grosso (Sinop, MT), para formar um arranjo que permita consolidar o desenvolvimento da ovinocultura na região", destacou Fernando.
Já os trabalhos do núcleo Sudeste envolvem projetos de melhoramento de cabras leiteiras, inseminação artificial em caprinos e pesquisas sobre a relação nutrição e reprodução em caprinos e em ovinos. O planejamento do núcleo também prevê ações de transferência de tecnologias, com destaque para o fortalecimento da Festa da Cabra Leiteira (Cabrafest), cuja 8ª edição ocorrerá neste ano, em Coronel Pacheco (MG), e a continuação do intercâmbio com pesquisadores e produtores rurais da Colômbia.
De acordo com o pesquisador Jeferson Fonseca, da Embrapa Caprinos e Ovinos e coordenador do núcleo Sudeste, há também a expectativa de que sejam concluídos os processos de patentes da sonda de coleta de embriões e do circuito de coleta de embriões, tecnologias desenvolvidas pela Embrapa. "Ambas já foram solicitadas ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)", ressaltou Jeferson.
Durante a semana, os pesquisadores dos núcleos também visitaram campos experimentais e laboratórios da Embrapa Caprinos e Ovinos (foto), além de participarem de reuniões técnicas sobre temas como o mercado de produtos lácteos caprinos no Brasil e a elaboração de um aplicativo eletrônico que possibilite ao produtor estimar custos de produção para ovinocultura de corte. Além de Fernando e Jeferson, compareceram os pesquisadores Fernando Paim e Alexandre Agiova, ambos da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS).
Os núcleos regionais foram criados em 2002 para atender a demandas das cadeias produtivas da caprinocultura e ovinocultura, com ações de articulação, elaboração e condução de programação conjunta de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Embrapa e parceiros. Os núcleos Centro-Oeste e Sudeste ficam sediados, respectivamente na Embrapa Gado de Corte e na Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG).

Nenhum comentário: