quinta-feira, 11 de março de 2010

Concurso Internacional de Vinhos do Brasil

A primeira novidade da quinta edição do Concurso Internacional de Vinhos do Brasil é a antecipação da data de sua realização. Promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) em intervalos de dois anos desde 2002 e sempre no mês de novembro, o concurso agora passa a acontecer em julho entre os dias 5 e 8, em Bento Gonçalves.
De acordo com o presidente da ABE, enólogo Christian Bernardi, a mudança traz benefícios às vinícolas participantes. “A antecipação do concurso garante maior tempo de aproveitamento por parte das vinícolas para trabalhar o marketing dos produtos premiados”, assegura. Christian destaca, ainda, que o final de ano é mais complicado para as vinícolas por ser um período forte de vendas. Além disso, o concurso em julho não compete com nenhum outro evento do gênero no calendário mundial de vinhos.
A expectativa dos organizadores para esta quinta edição é de superar as 411 amostras inscritas por 14 países na edição de 2008. Batendo recorde no número de amostras a cada edição, o concurso já figura entre os grandes eventos do gênero no mundo. O V Concurso Internacional de Vinhos do Brasil tem a chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho (O.I.V.) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).
Inscrições de amostras
Durante o mês de março a entidade está enviando às vinícolas do Brasil e do exterior o regulamento do concurso. As empresas poderão inscrever amostras de vinhos (brancos, tintos e rosés), espumantes, vinho licoroso, destilado e brandy a partir de abril através do site www.enologia.org.br.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Presidente – Christian Bernardi
Vice-presidente – Daniel Dalla Valle
1º Secretário – Luciano Vian
2ª Secretária – Taís Klein
Diretor Social – Delto Garibaldi
Diretores de Eventos – Cleber Andrade e João Carlos Taffarel
Diretores de Degustação – Juliano Perin e Leocir Bottega
Diretora Cultural – Geyce Salton
Diretores Técnicos em Viticultura – Carlos Abarzúa e João Carlos Taffarel
Diretores Técnicos em Enologia – Edegar Scortegagna e Flávio Zílio
Diretores Regionais Centro-Sul – Marcel Salante e Marcos Vian
Diretores Regionais Norte-Nordeste – Giuliano Elias Pereira e Fábio Lenk
Secretárias – Eliane Cerveira e Adriane Biasoli

Nenhum comentário: