domingo, 28 de março de 2010

Livro sobre Viticultura e Enologia será lançado dia 14

Suprindo a necessidade em literatura em torno do assunto, os professores doutores Eduardo Giovannini e Vitor Manfroi aproveitam a realização da Semana Internacional Brasil Alimenta 2010 para lançar o livro “Viticultura e Enologia - Elaboração de grandes vinhos nos terroirs brasileiros”. O lançamento com sessão de autógrafos está programada para o dia 14 de abril, às 19 horas, no estande do IFRS – Campus Bento Gonçalves.
A obra é resultado de um projeto antigo dos pesquisadores, que há oito anos vinham trabalhando no assunto. Esta é a primeira obra escrita em português e que aborda as duas áreas: Viticultura e Enologia. A carência de bibliografia no assunto somente era suprida com publicações traduzidas do português de Portugal para o francês. No Brasil, as publicações, além de antigas, se limitavam a temas ligados à Viticultura.
Seguindo a tendência de mercado, com vinícolas cada vez mais apostando na elaboração de vinhos finos, as 360 páginas do livro abordam o processo de elaboração deste tipo de bebida. O estudo, editado pelo IFRS – Campus Bento Gonçalves, apresenta os cuidados que tanto a Viticultura quanto a Enologia devem ter para garantir vinhos finos com qualidade internacional.

Nenhum comentário: