quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Vinhos de Farroupilha em análise

A análise sensorial da 5ª Seleção de Vinhos de Farroupilha teve início terça-feira, 14 de setembro. Até sexta-feira, 17 de setembro, as 172 amostras inscritas na edição serão avaliadas em seus aspectos visuais, olfativos e gustativos. Os trabalhos estão sendo desempenhados por grupo de 30 degustadores, composto por representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos, junto ao Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio.
As amostras foram inscritas, por 13 vinícolas, em 12 categorias que compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva. Para vinhos, frisantes e espumantes são utilizadas fichas de avaliação da Organização Internacional do Vinho (OIV). Para os sucos de uva é usada desde a primeira edição uma ficha desenvolvida especialmente para a Seleção de Vinhos de Farroupilha - ferramenta que foi aderida por outros concursos de vinhos na região. A totalização das notas é feita por meio de software desenvolvido para concursos de vinhos. Essa é a terceira edição do concurso que conta com a utilização desse recurso, possibilitando repasse de informações precisas às vinícolas acerca das pontuações emitidas a cada um dos produtos participantes.
Conforme normas internacionais, receberão premiação até 30% das amostras inscritas. Além das medalhas de ouro, prata e bronze são entregues duas distinções especiais Moscatel Premium - ao vinho fino seco tranquilo e ao espumante moscatéis com maior pontuação. Trata-se de uma premiação única em concursos do gênero, criada com o intuito de destacar a condição do município de maior produtor de uvas moscatéis do país.A revelação dos produtos premiados pela 5ª Seleção de Vinhos de Farroupilha foi alterada do dia 15 de outubro para 12 de novembro de 2010. O cerimonial, seguido por jantar-baile será no clube Santa Rita, a partir das 19h30.

Nenhum comentário: