quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Viña Tondonia - História e filosofia de um grande vinho

A Viña Tondonia, uma jóia da região da Rioja, na Espanha, apresentará com exclusividade seus vinhos em Porto Alegre. Quem dá a dica e convida é a enóloga Maria Amélia Duarte Flores.
No próximo dia 21 de setembro, Porto Alegre conhecerá detalhes de uma das mais míticas e importantes vinícolas espanholas: a Viña Tondonia/ Bodegas Lopes de Heredia. Através de uma palestra/degustação, ministrada por Luis Vicente Elias Pastor, serão apresentados curiosidades sobre a Rioja Alta, história da vinícola e o trabalho de resgate da arquitetura e filosofia de elaboração, cujos vinhos chegam a envelhecer mais de vinte anos.
Luis é reconhecido mundialmente como um dos maiores estudiosos do enoturismo e patrimônio cultural. Atua junto a Lopez de Heredia realizando a preservação do patrimônio cultural desta bodega. Será recebido pela enóloga Maria Amélia Duarte Flores, que na seqüência fará a harmonização do jantar temático, com vinhos de importantes regiões enoturísticas, como Mendoza, Penedés, Serra Gaúcha e outras surpresas. Luis vem ao Rio Grande do Sul para participar do I Congresso Latino Americano de Enoturismo, que acontece em Bento Gonçalves, de 22 a 24 de setembro.
A Viña Tondônia é uma das paixões dos apreciadores de vinho. Localizada em Haro, capital de "La Rioja Alta", segue tendo gestão familiar, preservando as raízes culturais e filosóficas pregadas por Lopez de Heredia há 133 anos.
Uma ocasião única para conhecer um dos vinhos mais curiosos e respeitados do mundo. É importada pela Vinci Vinhos e a realização é da Vinho e Arte Eventos. Reservas e informações pelo telefone: 51 9331 6098. A degustação será no restaurante Don Lara, do meu amigo José Lara, ali junto ao Clube da Saudade, na avenida Venâncio Aires.

Nenhum comentário: