“O anúncio oficial dos rótulos escolhidos será feito apenas em novembro, mas as vinícolas serão conhecidas até o final do mês”, anuncia a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan. Depois de quatro dias degustando produtos de nove vinícolas brasileiras na serra gaúcha, o grupo de cinco finlandeses decidiu comprar 20 produtos diferentes de quatro empresas – duas grandes e duas pequenas. A compra total deve ser entre 15 e 20 mil garrafas. “O anúncio oficial dos rótulos escolhidos será feito apenas em novembro, mas as vinícolas serão conhecidas até o final do mês”, anuncia a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan. O projeto Wines of Brasil é realizado em parceria pelo (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
“Eles gostaram muito dos vinhos tintos e dos espumantes, dizendo que há uma boa diversidade de produtos de qualidade”, conta Andreia. Justamente por esta variedade de opções é que eles pediram um tempo maior para definir as vinícolas e os produtos que levarão para o Kuopio Wine Festival [Festival de Vinhos de Kuopio], cuja edição de 2011 terá os vinhos do Brasil como homenageados do evento. A expectativa é atrair 50 mil visitantes.
Os finlandeses escolherão rótulos para compor a lista de 20 produtos com a seguinte divisão: 3 vinhos e espumantes de entrada (um branco, um tinto e um espumante); 1 vinho branco top premium; e de um a quatro vinhos tintos top premium. Os demais vinhos e espumantes selecionados serão da linha reserva.
Os rótulos escolhidos serão apresentados em coletiva para a imprensa finlandesa e europeia em fevereiro do próximo ano. Em dezembro, entrará no ar um site na internet com a programação do Kuopio Wine Festival, onde os vinhos brasileiros serão destacados. O embarque dos produtos será realizado em abril de 2011 para a Finlândia, tendo em vista a realização do festival em agosto.
Andreia revela que os compradores Huovinen Mika e Felix Bertschinger, donos de um atacado de vinhos (www.tampereenviinitukku.fi/fi), gostaram tanto dos produtos brasileiros que irão incluir duas vinícolas na carta dos restaurantes atendidos por eles. “Isso pra começar”, garantiram.
Hoje, nenhum vinho brasileiro é comercializado na Finlândia. “Eles nos disseram que irão solicitar ao monopólio responsável pela compra e distribuição de vinhos na Finlândia que inclua os vinhos brasileiros na licitação que será aberta em outubro ou novembro”, informa Andreia. “Eles acreditam que a divulgação dos vinhos brasileiros que será feita pelo festival vai gerar uma demanda entre os consumidores, então, é preciso ter produtos à venda na Finlândia antes, durante e depois do evento”, observa a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil.
A vinda da comitiva de finlandeses ao Brasil ocorreu depois que eles conheceram os vinhos verde-amarelos no estande do projeto Wines of Brasil na ProWein, a feira de vinhos realizada em Düsseldorf, de 27 a 29 de março, na Alemanha. “Iniciamos os contatos com os finlandeses no início do ano, mas foi depois de degustarem os produtos das nossas vinícolas na ProWein que eles decidiram homenagear o Brasil na edição de 2011 do Kuopio Wine Festival”, recorda Andreia.
Decisão tomada, Andreia ainda passou o contato das 37 empresas integrantes do projeto. Os finlandeses escolheram nove vinícolas para conhecerem os produtos aqui no Brasil. Aurora, Casa Valduga, Lidio Carraro, Miolo, Panceri, Pizzato, Piagentini, Salton e Villagio Grando são as vinícolas que foram visitadas ou tiveram seus produtos degustados pelos finlandeses ao longo da semana passada.
“É uma grande honra ter vinhos brasileiros escolhidos para participarem como homenageados deste importante festival de vinhos da Finlândia, voltado estritamente para os consumidores”, diz Andreia. Em 2009, os vinhos alemães foram o destaque do festival. Este ano, foi a vez dos vinhos das ilhas do Mediterrâneo (Sicília, Creta, Maiorca e Córsega).
O evento (www.kuopiowinefestival.com) acontece no verão finlandês, em Kuopio, a maior cidade da Finlândia Oriental, com 90 mil habitantes, oferecendo muita música, comida e vinhos. O festival acontece na Vila do Vinho, no porto, às margens do lago Kallavesi.
A comitiva finlandesa
1) Jari Korhonen – Chef de cozinha
2) Jorma Livanainen – Gerente de Projeto do Festival (kuopiowinefestival.fi). Ela tem uma empresa chamada Osuuskauppa Peeassa.
3) Juhani Pennanen – Chef de cozinha
4) Huovinen Mika – Gerente de Vendas da Oy Viinitukku Tampereen Ltd. / Vinho Tampereen Atacado
5) Felix Bertschinger – Comprador e consultor do atacado de vinhos Tampereen.
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