quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Aliança na Avaliação Nacional de Vinhos

Como prometi na edição anterior do Blog, totalmente dedicada à viagem ao Chile, vou começar a divulgar alguma coisa posterior à realização da Avaliação Nacional do Vinho, dia 25 de setembro, em Bento Gonçalves. A Vinícola Aliança, por exemplo, é responsável por dois dos vinhos mais representativos da safra 2010. Chardonnay Santa Colina Estilo ficou entre os 16 mais representativos e Chardonnay Santa Colina Tradicional entre os 30% mais representativos da safra 2010 na promoção da ABE.
A Cooperativa Vinícola Aliança, de Caxias do Sul (RS), com 79 anos de tradição no setor vitivinícola, orgulha-se em ter dois de seus rótulos entre os vinhos mais representativos da safra 2010. O Chardonnay Santa Colina Estilo classificou-se entre os 16 mais representativos e o Chardonnay Santa Colina Tradicional ficou entre os 30% mais representativos da safra 2010. A divulgação das 80 amostras classificadas na 18ª Avaliação Nacional de Vinhos aconteceu no sábado, 25 de setembro, em Bento Gonçalves. Promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), o evento já se consolidou como referência para a evolução dos vinhos do Brasil, servindo de parâmetro para o setor. Esta edição contou com a participação de 55 vinícolas que inscreveram 260 amostras.
O evento contou com a presença de mais de 750 apreciadores.
A variedade chardonnay da Aliança é produzida na região da Campanha, no município de Santana do Livramento, minha terra natal, onde a cooperativa conta com uma vinícola desde 2005, responsável pela produção e envase dos vinhos finos e espumantes da marca Santa Colina.
Entre os 16 mais representativos da safra 2010, o Chardonnay Santa Colina Estilo é um vinho com coloração brilhante, amarelo palha com reflexos dourados. Aroma complexo, fino, com notas de mel, frutas maduras, sutil goiaba, fruta do conde, melão, abacaxi, butiá e flores brancas. Apresenta pequena nota de baunilha, no nariz e na boca. O paladar guarda certa doçura, com um toque de salinidade. A acidez é correta; tem boa potência, volume e estrutura. A persistência é média-alta. Laudo técnico: álcool: 12%, acidez total: 70,22 meq/l, pH: 3,73, ex. seco: 19,20 g/l, açúcar: 2,27 g/l.
Entre os 30% mais representativos da safra 2010, o Chardonnay Santa Colina Tradicional, tem coloração amarelo palha, aroma com média-alta intensidade característico da variedade chardonnay, destacando-se o mel, abacaxi, melão e flores brancas. Apresenta bom equilíbrio entre a acidez e álcool. Vinho com sabor ligeiro, equilibrado com bastante estrutura. Refrescante e persistente na boca, deixando um retrogosto bem agradável. Laudo Técnico: álcool: 14%, acidez total: 85,80 meq/l, pH: 3,51, ex. seco: 22,04 g/l, açúcar: 1,72 g/l.
Fundada em 1931, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, a Cooperativa Aliança tem sua trajetória marcada pelos Valores da Terra, desde o cuidado no cultivo das videiras e a preservação do meio ambiente até a valorização das pessoas, da cultura e das comunidades onde atua. Seus vinhedos estão localizados em regiões nobres que asseguram o melhor terroir: na Serra Gaúcha, maior produtora nacional de vinhos; em Encruzilhada do Sul, junto à Serra do Sudeste; e em Santana do Livramento, na região da Campanha, com clima propício para a produção de vinhos finos e espumantes de qualidade superior. Com cerca de 200 associados, a cooperativa é detentora das marcas Aliança, Santa Colina, Colina Del Sole e San Thiago. Seu portfólio de produtos inclui vinhos finos varietais, espumantes, vinhos de mesa, sucos de uva integrais, adoçados e coolers.
Atualmente em processo de transição e transferência para nova sede, a Aliança integra o projeto da Cooperativa Central Nova Aliança (Coocenal), criada em 2009 visando, a partir da operação conjunta de cinco cooperativas vinícolas, responder às demandas sociais, econômicas e de mercado, estabelecendo novas bases de desenvolvimento e competitividade. A planta fabril da Coocenal será instalada em Flores da Cunha (RS), com capacidade inicial para o processamento de 30 mil toneladas de uva para suco, vinhos finos e espumantes. Site: www.vinhos-alianca.com.br

Nenhum comentário: