segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vinhos avaliados em Farroupilha

Vinhos avaliados em Farroupilha
Os vinhos, frisantes, espumantes e sucos de uva inscritos pelas vinícolas farroupilhenses na 5ª Seleção de Vinhos passaram por análise no período de 14 a 17 de setembro. A avaliação dos produtos foi feita por grupo de 30 degustadores, composto por representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos. Os trabalhos foram realizados no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, no turno da manhã.
Os quatro dias de análise foram de expectativa pela verificação do nível das amostras. “Submeter os produtos a essa apreciação qualitativa, através do mecanismo de avaliação que temos hoje, é uma oportunidade valiosa. As vinícolas estão cientes disso, o que se comprova pelo crescente e alto número de amostras inscritas”, comenta o coordenador do conselho técnico da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) e integrante do grupo de degustadores, João Carlos Taffarel. A totalização das notas é feita por meio de software desenvolvido especialmente para concursos de vinhos. Essa é a terceira edição do concurso que conta com a utilização desse recurso, possibilitando repasse de informações precisas às vinícolas acerca das pontuações emitidas a cada um dos produtos participantes, mesmo que não sejam agraciados por medalhas. Segundo Taffarel trata-se de um importante serviço prestado ao vitivinicultor. “Orientar as vinícolas acerca do nível em que se encontram as bebidas, por meio de uma verificação criteriosa, com pareceres emitidos por profissionais que conhecem vinhos do mundo inteiro, permite o aprimoramento e a evolução dos produtos que são elaborados e que chegam ao consumidor”, enfatiza.
Taffarel destaca ainda a participação das amostras de bebidas moscatéis, que entre vinhos, frisantes e espumantes, alcançaram 40 inscrições neste ano, lembrando o posto ocupado por Farroupilha de maior produtor nacional dessas variedades. “Observa-se um aumento significativo em relação às primeiras edições quando esse número era pouco superior a dez amostras, o que demonstra que o produtor local está aproveitando esse diferencial, passando a elaborar mais produtos com essas variedades e que apresentam excelente qualidade”, comenta. Sobre os demais produtos Taffarel também adianta sua avaliação. “Em um contexto geral degustamos produtos tecnicamente bem elaborados. Alguns produtos somente, por influência da última safra que foi muito negativa, apresentam pontuações menores, mas que não chegam a ser depreciativas, porque hoje com a qualificação do produtor e a tecnologia implementada pelas vinícolas consegue-se amenizar os efeitos negativos das safras”, explica.
O diretor-executivo da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi), Darci Dani, também integrou o grupo de avaliadores. Para ele o ponto positivo dessa edição foi a análise dos vinhos frisantes. “Essa proposta nova na avaliação sinaliza que o concurso está atento ao mercado. O frisante atualmente mostra-se como uma alternativa importante no cenário brasileiro que pede, em virtude do clima tropical, bebidas leves e aromáticas”, salienta. Sobre a qualidade das amostras avaliadas ele adianta seu parecer. “A média dos produtos é boa, há vinhos em Farroupilha nos quais se percebe um crescimento de qualidade”, revela.
O enólogo André Peres Jr., por sua vez, destaca que os espumantes apresentaram qualidade acentuada. Outras amostras valorizadas por ele foram as de suco de uva. “As minhas avaliações foram positivas, principalmente pelas uvas que foram escolhidas para a elaboração dos sucos, que lhes conferiram cor e sabor adequados”, comenta.
Conforme normas internacionais, receberão premiação até 30% das amostras inscritas em cada uma das doze categorias do concurso, que compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; vinho frisante moscatel; espumantes moscatel e brut; e suco de uva. Além das medalhas de ouro, prata e bronze são entregues duas distinções especiais Moscatel Premium - ao vinho fino seco tranquilo e ao espumante moscatéis com maior pontuação.
A revelação dos produtos premiados pela 5ª Seleção de Vinhos de Farroupilha ocorre no dia 12 de novembro, em jantar-baile, no clube Santa Rita. A Promoção é da Afavin e da Prefeitura Municipal de Farroupilha, através da Secretaria da Agricultura.
Patrocinam o evento: Agrimar/Unyterra, Amazon Group, Banco do Brasil, Basf, Corticeira Paulista, Ever Intec, Gás Bonalume, LNF – Latino Americana, Posto Farrapos, Rasera Casa de Carnes, Tramontina, Trombini, Vêneto Mercantil/Scholle Packaging. Apoiam institucionalmente o evento: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Laren – Seapa – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; SEBRAE; Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Farroupilha; UCS Farroupilha.

Nenhum comentário: