quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Fulvia 2009, de Marco Danielle

O criador de bons vinhos Marco Danielle manda notícia: “O "Julgamento de Paris" continua: Fulvia Pinot Noir 2009 é o preferido dos críticos em painel às cegas comparando 9 borgonhas de até R$ 300,00, incluindo vinhos de Gevrey-Chambertin e Nuits-Saint-Georges. Desde que provou o Fulvia Pinot Noir 2009 no Evento Paladar, Didú Russo idealizava organizar um painel de borgonhas incluindo esse rótulo furtivamente - na época o único brasileiro da lista dos "vinhos inesquecíveis" do Caderno Paladar, publicada na edição comemorativa aos 200 anos do Estadão.
O painel finalmente aconteceu, e o Fulvia 2009 confundiu os degustadores. Tentei nessa vinificação alcançar um pouco da magia da Borgonha, só não esperava já na primeira tentativa ser comparado a um Gevrey-Chambertin ou um Nuits-Saint-Georges. Nem tampouco era essa minha intenção. Ainda tenho uma longa estrada pela frente até compreender os mistérios e o charme da Borgonha. It's a long way to the top, como diz a canção. Tudo que fiz foi procurar preservar o caráter de uma região cujos vinhos me fascinam, sem tentar transformar um Pinot Noir num Tannat, como ocorre seguido no Novo Mundo. Só espero que meu Pinot de 12,5% tenha se sobressaído mais pela delicadeza do que pelos excessos, como em geral ocorre nas provas às cegas - o que seria por demais triste: um bom Pinot tem que ser sutil.
Espero que esta seja apenas a primeira das respostas que guardo com paciência de Jó para a Madame Leroy, que afirma que não há bons Pinots fora da Borgonha. Concordo que não haja no Chile ou na Califórnia, mas no Rio Grande do Sul há. Não porque sejamos melhores que eles, mas porque aqui temos vinhos de chuva enquanto eles têm vinhos de deserto. Não há nada mais errado que as generalizações, sejam elas sobre continentes; sejam elas sobre pessoas. Talvez fosse mais certo informar que não há boas barricas francesas fora da França.
Assista ao vídeo e leia a matéria completa, por Didú Russo: www.degustate.com.br
Uma interessante entrevista com Marco Danielle e a análise sobre alguns de seus vinhos foi feita por Rodrigo Aguilera no Blog Enoliving. Vale a pena ler as opiniões de quem diz: "Eu não faria vinhos que eu mesmo não pudesse beber".
http://www.enoliving.com.br/2010/09/10/entrevista-exclusiva-com-o-winemaker-brasileiro-marco-danielle-e-degustacao-de-seu-portfolio/#more-684

Nenhum comentário: