segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Degustadores de oito países como comentaristas

Oito brasileiros e sete estrangeiros de renome confirmaram credibilidade do evento. O 16º degustador foi sorteado entre o público .
Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Suécia e Uruguai. Estes foram os países que estiveram sendo representados por 15 dos 16 degustadores do painel de comentaristas da 18ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2010. O 16º degustador foi sorteado entre o público: Altair Ferreira Amaral, de Canela. Eles estiveram comentando as 16 amostras selecionadas para o evento que aconteceu no sábado, 25 de setembro, a partir das 8 horas.
Uma das 16 amostras foi servida. Depois de degustada, cada participante deu sua nota e assinalou seus comentários na ficha de degustação. Logo em seguida, foi feito o comentário do vinho por um dos 16 comentaristas, que apresentou os resultados de sua apreciação sobre o vinho. As observações quanto aos aspectos visual, olfativo e gustativo apresentadas pelo degustador convidado puderam ser anotadas pelo público servindo como referência para futuras interpretações. Isso permite o aprimoramento do gosto pelo vinho, evidenciando o espírito educativo da Avaliação. Em seguida, passou-se para outra amostra repetindo-se o mesmo procedimento até o final.
O painel foi formado por especialistas, sommeliers, jornalistas e enólogos. A composição foi feita pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), promotora do evento, que se preocupa em convidar comentaristas que têm relação com a cultura e promoção do vinho. Um público superior a 750 pessoas conheceu em primeira mão a representatividade da Safra 2010.
De um total de 260 amostras inscritas por 55 vinícolas de sete estados brasileiros, foi anunciada uma relação de 80 vinhos (30%) classificados entre os representativos da safra, assim como a divulgação das 16 amostras que foram degustadas, simultaneamente, por cada participante.

Nenhum comentário: