quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Finlandeses vem comprar 15 mil garrafas de vinhos

Um grupo de cinco finlandeses desembarcou segunda-feira, dia 30 de agosto, no Rio Grande do Su, para uma missão prazerosa: comprar vinhos brasileiros. A carta oferecida pelo projeto Wines of Brasil, realizado em parceria pelo (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), possui nove empresas, que foram pré-selecionadas por eles após conhecerem o estande brasileiro na ProWein, a feira de vinhos realizada em Düsseldorf, de 27 a 29 de março, na Alemanha. “Iniciamos os contatos com os finlandeses no início do ano, mas foi depois de degustarem os produtos das nossas vinícolas na ProWein que eles decidiram homenagear o Brasil na edição de 2011 do Kuopio Wine Festival [Festival de Vinhos de Kuopio]”, afirma a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan.
Decisão tomada, Andreia ainda passou o contato das 37 empresas integrantes do projeto. Os finlandeses escolheram nove vinícolas para conhecerem os produtos aqui no Brasil. Aurora, Casa Valduga, Lidio Carraro, Miolo, Panceri, Pizzato, Piagentini, Salton e Villagio Grando são as vinícolas que serão visitadas ou terão seus produtos degustados pelos finlandeses ao longo desta semana. “Eles revelaram que devem comprar pelo menos cerca de 15 mil garrafas de vinhos brasileiros”, informa Andreia. “É uma grande honra ter vinhos brasileiros escolhidos para participarem como homenageados deste importante festival de vinhos da Finlândia, voltado estritamente para os consumidores”, observa Andreia. Em 2009, os vinhos alemães foram o destaque do festival. Este ano, foi a vez dos vinhos das ilhas do Mediterrâneo (Sicília, Creta, Maiorca e Córsega).
O evento (www.kuopiowinefestival.com) acontece no verão finlandês, em Kuopio, a maior cidade da Finlândia Oriental, com 90 mil habitantes, oferecendo muita música, comida e vinhos. O festival acontece na Vila do Vinho, no porto, às margens do lago Kallavesi, atraindo cerca de 40 mil visitantes anualmente.
Além de fazer parte da organização do festival, os compradores Huovinen Mika e Felix Bertschinger, donos de um atacado de vinhos para restaurantes (www.tampereenviinitukku.fi/fi), pretendem fazer negócios futuros com as vinícolas brasileiras. Os finlandeses, que ficarão hospedados no Hotel & Spa do Vinho Caudalie, no Vale dos Vinhedos (RS), estão em busca de espumantes, vinhos tintos, brancos e rosé.
A comitiva finlandesa:
1) Jari Korhonen – Chef de cozinha
2) Jorma Livanainen – Gerente de Projeto do Festival (kuopiowinefestival.fi). Ela tem uma empresa chamada Osuuskauppa Peeassa.
3) Juhani Pennanen – Chef de cozinha
4) Huovinen Mika – Gerente de Vendas da Oy Viinitukku Tampereen Ltd. / Vinho Tampereen Atacado
5) Felix Bertschinger – Comprador e consultor do atacado de vinhos Tampereen.
- O Kuopio Wine Festival acontece todos os anos, sempre com um país homenageado.
- Kuopio é uma cidade da região da Savônia do Norte na província da Finlândia Oriental. Tem cerca de 90 mil habitantes e é a maior cidade da Finlândia Oriental, ocupando uma área de 1.730 km².
- A cidade é rodeada pelo lago Kallavesi e muitas das suas partes foram construídas em ilhas.
- Kuopio é conhecida por ser o berço dos pastéis de peixe finlandeses Kalakukko, pelo dialecto Savo, pela colina de Puijo e pela torre de Puijo, que oferece ao visitante uma vista magnífica da região. A colina de Puijo recebe também uma competição anual de salto em esqui.
- É conhecida como o centro cultural da Finlândia Oriental, oferecendo diversos eventos importantes como o festival de dança de Kuopio e o festival de vinho de Kuopio.

Nenhum comentário: