terça-feira, 7 de setembro de 2010

Vinhos e um legítimo sanduíche submarino

Sanduíche submarino? Você ainda não conhece? Então dê uma boa olhada em uma baguette da Barbarella Bakery, em Porto Alegre. Repare bem em seu formato... Ela é a base para um dos pedidos mais frequentes da casa: o Pensilvania Sandwich. Na região nordeste dos Estados Unidos, o apelido de submarino foi muito difundido já no início do século 20 e a versão mais clássica de um deles se espalha pelas ruas da Pensilvânia, vendido nas tradicionais carrocinhas e chamado carinhosamente de Hoagie ou Hero. Sua formulação é baguetinha, queijo cheddar e iscas de carne com cebolas, que saem da chapa envoltos em vapor e fumaça em pleno choque térmico com a baixa temperatura da rua gelada.
Na Barbarella, o Hoagie ganha versão franco-americana: gruyère gratinado no lugar do cheddar e as iscas vem em versão mais nobre: filé mignon! Para finalizar, cebolas douradas na chapa, soltando caldinho de carne para umectar a baguette e o queijo. Crocância e sabor em simbiose total. Uma perdição sem limites, mas também sem qualquer culpa!
Para harmonizar com o sanduíche submarino da Barbarella, a sugestão do Bread & Wine desta quarta-feira, dia 8, é de dois vinhos envolventes que servem para estes primeiros dias de setembro, buscando o calorzinho da primavera e ainda curtindo um friozinho do inverno: espumante Cave Geisse Nature e Merlot Reserva Pizzato.
Cave Geisse se tornou sinônimo de sofisticação e desejo para os brasileiros adeptos da boa mesa. Esse espumante teve seus segredos guardados a sete chaves pelo enólogo Mario Geisse. Antes do Nature, surgiu o Brut que leva o licor de expedição e tem a receita mantida apenas sob o conhecimento dos enólogos responsáveis pela elaboração. Mario Geisse respeita o terroir e faz espumantes de estilo europeu, que podem ser comparados aos melhores champagnes. Há quem não goste do estilo francês de fazer vinhos e há aqueles quem não goste dos franceses. É certo, no entanto, que esse mesmo povo que empina o nariz para quem não fala sua língua soube se curvar divinamente sobre o terroir, e, audazmente, soube também,&nbs p; recusar a palavra winemakers (aquele que faz o vinho) citada à exaustão pelos americanos. Os franceses se intitulam vinhateiros e talvez aceitem, no máximo, o termo winegrowers (aquele que educa o vinho) para designar a pessoa que extrai o melhor suco, somente o néctar, que o terroir pode lhe dar. O Nature Cave Geisse consegue isso com um equilíbrio notável. Apresenta perlage intenso com borbulhas pequenas e persistentes. Os aromas são de mel, damascos, amêndoas e pão tostado. No paladar é encorpado e bastante seco, o que o torna amplamente gastronômico. Compatibiliza com o Pensilvânia, especialmente pelo gruyère gratinado, que é um queijo de intensidade média e leve sabor adocicado.
A uva merlot apresenta nítidos aromas de ameixa preta e frutas vermelhas maduras como o cassis. Se o Reserva Pizzato fosse um merlot varietal, ele ficaria devendo um pouco de estrutura para escoltar o sanduíche Pensilvânia, que tem bastante informação para o paladar. No entanto, o primor que a família Pizzato reservou para esse vinho faz com que seja a companhia ideal para pratos que carregam a intensidade do sabor protêico. O agradável bouquet do Merlot Reserva Pizzato demonstra também cerejas negras e chocolate. Há uma integração da acidez ao conjunto de taninos finos e elegantes. O paladar aveludado acaricia as papilas e lembra, mais uma vez, que estamos degustando um vinho de uva merlot. Recentemente, a merlot foi eleita a casta emblemática na região sul do Brasil. Saúde e bom apetite!!!
O Bread & Wine não é exatamente um evento e sim um conceito criado para trazer o vinho para o nosso dia a dia com a maior naturalidade. A cada semana, sempre na quarta-feira, sugestões de harmonização retiradas do cardápio de pães e delícias da Barbarella são oferecidas ao público com descontos de até 25% tanto para o vinho quanto para o pão que vem à mesa seja como sanduíches, tortas e quiches ou em acompanhamento de saladas e sopas.
De segunda a sábado, a Barbarella abre suas portas das 7h15min e segue até às 23h30. A cozinha fecha às 22h45min!! Aos domingos, o horário é das 10h às 18h. O Bread & Wine se realiza todas as quartas-feiras.

Nenhum comentário: