segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O sabor do vinho brasileiro

Luciana Franco Zotz, da Winexcellence, manda convidar-me para jantar, dia 23, em Flores da Cunha, e experimentar, mais uma vez, os sabores dos vinhos do Brasil. Iria com a máxima satisfação, até porque estou me preparando para ir a Flores da Cunha dia primeiro de outubro, mas não poderei comparecer ao jantar porque estarei no Chile, provando alguns vinhos chilenos.
Já sabemos que a Serra presenteia os brasileiros com vinhos de qualidade. Todavia, poucos sabem que a parcos 120 km de Porto Alegre, encontra-se uma escola de gastronomia de referência internacional. Trata-se da escola de gastronomia UCS/ICIF. O ICIF é uma instituição italiana voltada para a divulgação da gastronomia e dos produtos agro-alimentares italianos no exterior. A cidade de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, local escolhido para a sede da escola no Brasil, tem forte influência italiana e por isso grande afinidade cultural com os hábitos praticados na Itália.
É lá que a Luciana gostaria que eu fosse jantar, pois será anunciada a parceria entre o IBRAVIN e a Escola de Gastronomia UCS/ICIF. Para selar essa parceria, o IBRAVIN e a Escola iniciarão, no Rio Grande do Sul, o Projeto “Para Saber o Sabor dos Vinhos do Brasil”. A primeira ação do projeto ocorreu em São Paulo, em maio passado, no Expovinis 2010, com sucesso absoluto de público. Eu estava lá.
No segundo semestre, promoverão quatro eventos que serão uma mostra criativa da alta gastronomia italiana associada aos vinhos tops brasileiros. Os vinhos são elaborados por vinícolas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e recebem apresentação especial dirigida pelo presidente da Federação Internacional de Sommeliers do Brasil, o enólogo Jefferson Sancineto. Na próxima quinta-feira, dia 23 de setembro, o circuito será inaugurado com um jantar harmonizado, exclusivo para jornalistas e convidados, na Escola de Gastronomia UCS/ICIF. Entre os rótulos que serão degustados está o especialíssimo Miolo Brut Rosé Cuveé Tradition, que recentemente fez sucesso em evento na França, e o Pericó Taipa Rosé, vinho sóbrio de Santa Catarina. É claro que não poderia faltar um tinto de merlot, uva emblemática do Brasil, e o Lidio Carraro Merlot 2005 será servido para representar o Vale dos Vinhedos.

Nenhum comentário: