quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Pesquisador recebeu o Prêmio “O Futuro da Terra”

Terça-feira, dia 31, na Expointer, em Esteio (RS), o pesquisador da área de virologia vegetal da Embrapa Uva e Vinho, Osmar Nickel, teve o seu trabalho reconhecido ao receber do Jornal do Comércio, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), o Prêmio “O Futuro da Terra”, na Categoria Novas Alternativas Agrícolas. A premiação reconhece anualmente os pesquisadores gaúchos que desenvolveram trabalhos relacionados ao agronegócio e à preservação do meio ambiente, que são selecionados através do Comitê da Área de Ciências Agrárias da Fapergs. Nesta edição, serão concedidas dez homenagens, divididas em quatro categorias: Novas Alternativas Agrícolas, Cadeias de Produção Agrícola, Tecnologia Rural e Preservação Ambiental, além de um prêmio especial. Veja lista completa dos agraciados abaixo.
Osmar Nickel possui graduação em Agronomia pela Rheinische Friedrich Wilhelms-Universitaet, Bonn, Alemanha (1978) e doutorado em Patologia Vegetal pela Rheinische Friedrich Wilhelms-Universitaet (1982), Bonn. Realizou seu pós-doutorado em desenvolvimento de resistência ao Papaya ringspot virus por transgenia na Universidade Cornell, Geneva/Ithaca, EUA. Atua desde 1988 na Embrapa e a partir de 1997 como pesquisador na Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves -RS), onde coordenou diversos projetos de pesquisa que resultaram na disponibilização de material propagativo para mudas livres de vírus de videiras, macieiras, pereiras e morangueiros livres de vírus que incrementam a produção de videiras e de fruteiras de clima temperado.
Nickel também atua como assessor ad hoc das revistas científicas Tropical Plant Pathology, Summa Phytopathologica, Ciência Rural, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Journal of Phytopathology e Horticultural Science. assessor ad hoc CNPq, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, professor colaborador da pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade de Passo Fundo. De 2007 a 2009 foi Membro do Comitê de Ciências Agrárias e assessor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
Atualmente o pesquisador conduz pesquisa nas áreas de diagnóstico e caracterização biológica e molecular de vírus de videiras, macieiras, pereiras, morangueiros, pessegueiros, ameixeiras e outras fruteiras temperadas; expressão de proteínas virais, visando à produção de anticorpos para o diagnóstico de vírus; predisposição de macieiras a doenças fúngicas por vírus; termo- e quimioterapia e cultivo de tecidos para produção de material propagativo de mudas livres de vírus de fruteiras de clima temperado.

Nenhum comentário: