quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Peito de pato e um bom vinho Dal Pizzol

Agora que a Mercatto comprou 40% das ações da Germânia e promete aumentar a oferta de pato aos mercados doméstico e externo, valerá a pena encontrar um bom pato, prepará-lo com uma receita do Istvan Wessel e degustá-lo com um Cabernet Sauvignon 2008 Dal Pizzol, seco, soberbo, encorpado, de aroma fino mesclado a frutas vermelhas maduras com vegetais frescos. Há muitos anos não provo um pato bem feito, desde que comi um pato laqueado, em companhia do Nicolau Frederes, em China Town, em Nova Iorque. A receita, agora, é a de Peito de Pato com molho de figo seco hidratado em conhaque, preferido pelos judeus para o Rosh Hashaná. Quando prepará-la, vou convidar o Valter Todt, que é de Brusque, e adora um pato. Até já pensou em criar patos em suas chácaras em Viamão e abri um restaurante especializado em pato!
Esse prato tem cara de festa, aliás, de Grandes Festas. Todos gostam de pato, e o figo seco, além do toque do Oriente Médio, combina super bem com esse prato delicioso. A receita serve quatro pessoas, mas é só multiplicar os ingredientes que é possível servir mais pessoas. Vamos à receita do Istvan:
INGREDIENTES:
2 peitos de pato grandes ou 4 pequenos com cortes paralelos na pele, sem atingir a carne
6 colheres de sopa de azeite de oliva
3 colheres de sopa de salvia fresca picada em pedaços grandes
6 dentes de alho amassados
Casca ralada de uma laranja
½ colher de café de pimenta dedo de moça sem semente picada
1 cebola roxa picada
6 figos secos re-hidratados em conhaque
50 ml de conhaque
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 xícara de caldo de galinha
Sal e pimenta do reino moída na hora

MODO DE PREPARO:
Em um copo, coloque 50 ml de conhaque e misture com uma colher de sopa de açúcar mascavo. Coloque dentro do copo meia dúzia de figos e aperte para que os mesmos fiquem dentro do liquido. É bom fazer isso com pelo menos uma hora de antecedência.
A seguir, em uma tigela, misture bem 4 colheres de azeite, o sal, a salvia, o alho e a casca de laranja. Com esse molho, tempere os peitos de pato. Os cortes na pele servem para fazer o tempero penetrar melhor. Marine por 30 minutos.
Passado o tempo indicado, tire os peitos de pato do molho e coloque em uma frigideira, em fogo médio, com a pele para baixo. Doure bem por 12 minutos (se preferir, pode fritar apenas da parte da gordura para obter a gordura e depois dourar a parte da carne). Vire e deixe dourar mais 2 ou 3 minutos do lado da carne. Em seguida, coloque em uma travessa, coberto com um pano.
Despreze a gordura da frigideira, com o cuidado de deixar duas colheres. Coe e guarde o resto para outro uso como, por exemplo, fazer batata frita
(que fica uma delicia!). Deixe a frigideira no fogo médio e coloque a cebola roxa para dourar.
Retire os figos do copo e pique em pedaços de 1 cm. Junte-os na frigideira quando a cebola já estiver transparente. Despeje, na sequência, o conhaque do copo e raspe o fundo para misturar bem os sabores. Abaixe o fogo e misture bem o resto do azeite com um batedor de claras. Acerte o sal.
Coloque o peito de pato em uma travessa para cortar em fatias de 1 cm. O suco que acumulou na travessa onde a carne descansou vai para a frigideira, misturando bem.
Para finalizar, sirva as fatias de peito com generosas colheradas do molho com os figos. E bom proveito!

Um comentário:

Anônimo disse...

Good point, though sometimes it's hard to arrive to definite conclusions