quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Congresso Latino-Americano de Enoturismo

Na próxima semana, de 22 a 24 de setembro, o município de Bento Gonçalves sedia o I Congresso Latino-Americano de Enoturismo, no Hotel e Spa do Vinho Caudalie, no Vale dos Vinhedos. E, no dia 24, também começarão a chegar a Bento os participantes da Avaliação Nacional de Vinhos, que começará no sábado. É o maior evento do vinho brasileiro, com repercussão no mundo todo, pois os apreciadores ficam esperando as opiniões sobre a safra que saem das degustações.
A proposta do Congresso de Enoturismo é promover a discussão deste importante segmento do turismo, originando o intercâmbio e aprendizado com o objetivo de trazer inovação e competitividade ao setor. Com o tema “Desvendando o Enoturismo”, o congresso será um evento dinâmico, com diferentes abordagens e espaços onde haverá a oportunidade de conhecer melhor a realidade do Enoturismo no Brasil e na América Latina.
A abertura do evento será na quarta-feira, 22, com a presença de Luis Vicente Pastor Elias, escritor e proprietário da Adega Lopez Heredia, em Rioja, Espanha. A palestra “El Turismo del Vino em America Latina” inicia às 19h30min e após haverá um espaço para discussões e questionamentos, coquetel e workshop com vinícolas. A quinta-feira, 23, está destinada para os debates dinâmicos onde serão abordadas e discutidas as Regiões Enoturísticas Brasileiras, Eventos Enoturísticos pela manhã e na tarde haverá painéis referentes aos Casos de Êxito em Enoturismo e Regiões Enoturísticas da América Latina. Neste dia acontece ainda um espaço para a I Jornada Científica, com a apresentação de artigos e posters.
O fechamento do evento, na sexta-feira, dia 24, proporcionará aos visitantes o contanto direto com as diferentes Rotas Enoturísticas de Bento Gonçalves. Os participantes podem optar por visitar o Vale dos Vinhedos, Rota Cantinas Históricas, Vale do Rio das Antas, Caminhos de Pedra e Vinhos de Montanha, focando no conceito "Economia da Experiência".
A promoção do Enoturismo na Serra Gaúcha inclui visita dos congressistas às rotas Caminho das Pedras, Cantinas Históricas e Vale dos Vinhedos.
Ivane Fávero, secretária de Turismo de Bento Gonçalves, ressalta que o Congresso Latino-Americano de Enoturismo surge como movimento que busca o intercâmbio de experiências no setor e o desenvolvimento do mercado para o produto brasileiro, principalmente o da Serra Gaúcha. Como pauta destacada do Congresso, o debate em torno do Enoturismo, com a Serra Gaúcha buscando ocupar maior espaço no segmento, já que realiza a Fenachamp, a Festa da Uva e a Fenavinho Brasil. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, é uma das realizadoras e apoiadoras do evento.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.serragaucha.com/congressoenoturismo. O valor para o congresso é R$ 100,00 e R$ 60,00 para estudantes. Informações no site, pelo e-mail congressoenoturismo@serragaucha.com ou pelo telefone 54.3055.7130.

Nenhum comentário: