quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Novas oportunidades para a ovinocultura

Ovinocultores gaúchos estão tendo a oportunidade de realizar novos negócios na 33ª edição da Expointer. Ela irá até 5 de setembro, em Esteio (RS). No dia 2, houve a primeira rodada de negócios, promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), aproximando seis grupos de produtores, indústria e varejo, no estande da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), no parque de exposições. Depois, os encontros se tornaram diários.
Os grupos de produtores são atendidos pelo projeto Polo de Ovinocultura do Pampa Gaúcho, iniciativa do Sebrae/RS. O produto é resultado de parceria que originou o Cordeiro Certificado Arco, que chega ao terceiro ano de comercialização. Firmada em 2007, o objetivo da ação é oferecer ao consumidor um produto de qualidade, independentemente da marca. Para isso, o processo valoriza a eficácia dos sistemas de produção e estimula a estratégia de comercialização integrada. O programa prevê, como requisitos para o produto obter o selo de qualidade, que o animal tenha dente de leite, peso vivo entre 25 kg e 42 kg e condição corporal de gordura de 2,5 kg a 3,5 kg. Para ser abatido, o cordeiro precisa ter no máximo 13 meses; para a comercialização, até 6 meses.
De acordo com o coordenador da carteira da ovinocultura, Ângelo Aguinaga, “essa rodada é realizada uma vez por ano e tem apresentado um aumento significativo a cada edição”. Segundo Aguinaga, no período correspondente a 2008/2009 foram comercializados 5 mil animais. Em 2009/2010, ciclo que acaba de ser fechado, o número subiu para 8 mil. A projeção para 2010/11 é de 20 mil animais vendidos.
A sistemática da rodada de ovinos, conforme explica o coordenador, é diferenciada das demais, pois as negociações não são efetivadas na ocasião. “Mostramos aos interessados o que representa esse produto e quais são as suas vantagens; depois desse primeiro momento, os compradores conversam entre si e conhecem as ofertas; feito isso, discutem internamente e só então definem um parceiro para a próxima temporada”, conta Aguinaga. Os 60 produtores, dos municípios de Alegrete, Livramento, Dom Pedrito, Quarai, Uruguaiana e São Gabriel, são representados por seus respectivos coordenadores de grupo.

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