quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Dom Pérignon e Andy Warhol

A “Tribute to Andy Warhol” Gift Box by Dom Pérignon já está disponível no Brasil. Trata-se de uma edição especial que faz homenagem a um dos artistas mais criativos do século 20. A garrafa não foi feita pelo artista, é uma homenagem com rótulo e box elaborados pelo Laboratório de Design da Central Saint Martins School of Art & Design. “Tribute to Andy Warhol” Gift Box by Dom Pérignon é uma coleção exclusiva com três opções de garrafas.
A Dom Pérignon presta homenagem ao gênio criativo e um dos artistas mais ilustres do século 20. A edição especial “Tribute to Andy Warhol” Gift Box by Dom Pérignon apresenta três versões exclusivas da garrafa e um exclusivo gift box. Cada uma das garrafas tem no rótulo uma das cores mais marcantes do trabalho do artista e traz a safra 2000 do icônico vinho dentro em um inédito estojo para presente. Serão apenas 240 unidades disponíveis no Brasil com preço sugerido de R$ 700,00.
"Fui à galeria onde estava acontecendo uma pequena exposição de sapatos brilhantes e tive de dar entrevistas e tirar fotos para o jornal alemão; em seguida, precisamos voltar ao hotel e fomos pegos pelo grupo dos "2000", que é um clube de vinte rapazes que se uniram para comprar 2000 garrafas de Dom Pérignon que serão guardadas em um sala fechada até o ano 2000, quando serão abertas e consumidas. A piada é quem ainda estará por aqui e quem não...
Esta é uma passagem do diário de Andy Warhol escrita em 08 de março de 1981. O "papa" da Pop Art e uma das principais figuras do panorama artístico underground de Nova York tinha acabado de retornar de Munique, onde tinha feito um show (Não sabia que ele fazia shows! Não seria uma exposição?), e estava contando o que tinha visto. Ele realmente amava essa história e não é de estranhar. Uma vez, ele disse ter ido a milhares de festas em sua vida e que, no final dos anos 70, gostava de ir ao Studio 54, em Nova Iorque, o clube mais excêntrico e teatral do período (junto com o Le Palace, em Paris), onde adorava beber Dom Pérignon com seus amigos.
Inspirado na representação não convencional de ícones, característica de Warhol, bem como na utilização lúdica dos códigos e cores em seu trabalho, Dom Pérignon pediu ao Laboratório de Design da Central Saint Martins School of Art & Design que reinterpretasse sua garrafa atemporal. O resultado é uma coleção singular de três garrafas, cada uma com seu rótulo único em vermelho, azul ou amarelo, prestando homenagem aos jogos de cores ícônicos de Warhol.
Andy Warhol nasceu Andrew Warhola, em 06 de agosto de 1928. Com idade precoce, Warhol mostrou interesse pela fotografia e pelo desenho. Depois de freqüentar a Universidade Carnegie Mellon, Warhol se mudou para New York e trabalhou como ilustrador para várias revistas, como Vogue, Harper's Bazaar e The New Yorker. Em 1952, o artista fez sua primeira exposição individual e, quatro anos mais tarde, participou de sua primeira exposição em grupo no Museu de Arte Moderna. Apropriando-se de imagens da cultura popular, Warhol criou muitas obras que permanecem ícones da arte do século 20, incluindo a lata de sopa Campbell's e as séries de Marilyn e Elvis. Warhol trabalhou em uma variedade de meios, da pintura à fotografia, e na década de oitenta teve o seu próprio talk-show na MTV. Andy Warhol morreu em 22 de fevereiro de 1987, firmado como um dos mais importantes artistas do século 20.
Como o mais proeminente artista americano do século 20, Andy Warhol desafiou o mundo a ver a arte de maneira diferente. O legado cultural de Warhol vive através de suas obras e as obras da Fundação Andy Warhol e do Museu Andy Warhol. Este projeto foi produzido sob licença da Fundação Andy Warhol para a Artes Visuais, Inc., uma corporação de Nova York sem fins lucrativos que promove as artes visuais. Para mais informações sobre Andy Warhol, você pode visitar a Fundação Andy Warhol em www.warholfoundation.org.
Dom Pérignon 200
Notas de Degustação por Richard Geoffroy, Chef-de-Cave de Dom Pérignon:
"Moderno, cristalino e fresco, as primeiras notas no nariz revelam um mundo único, aquático, vegetal, com notas de pimenta branca e gardênia. Em seguida, a maturidade do vinho declara-se, suave e levemente, antes de exalar acentos turfosos. No paladar, a primeira impressão é direta, um prelúdio de sugestões de anis e gengibre seco, deslizando sobre a casca de uma pêra e de uma manga, um efeito que é mais tátil do que carnal. O final se estende e depois vem descansar calmo, maduro e difuso.”
Mais informações sobre Dom Pérignon no SAC Dom Pérignon no Brasil: 55 11 3062-8388 domperignon@lvmh.com.br

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