terça-feira, 7 de setembro de 2010

Festa Nacional da Vindima

Já escrevi alguma coisa aqui sobre a Fenavindima, mas nunca é demais lembrá-la, pois se trata de uma grande festa do vinho, da comida típica, da arte e do folclore na região italiana de Flores da Cunha, na serra gaúcha. Agora, em outubro, estarei lá, participando da escolha da Rainha e Princesas da festa. Já vi que há moças muito bonitas concorrendo. A festa, mesmo, será em 2011. Há bastante tempo para acertar a agenda.
Em quatro finais de semana, a Festa Nacional da Vindima chegará a sua 12ª edição, enaltecendo a colheita da uva, o turismo e a cultura da Serra Gaúcha. Quem aprecia a cultura italiana já pode se programar para visitar a XII Festa Nacional da Vindima – Uma colheita de aromas e sabores, que acontecerá em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, no período de 18 de fevereiro a 13 de março de 2011, sempre nas sextas, sábados e domingos. O evento, promovido pela Associação Comunitária Fenavindima e pela Prefeitura de Flores da Cunha, é uma celebração viva da história e da cultura italiana.
A presidente do evento, Cristiane Passarin, aposta na estruturação de comissões de trabalho para dar andamento às ações e, com isso, por em prática projetos inovadores. O objetivo é envolver toda comunidade em torno do evento, colocando na vitrine valores preservados pelos moradores e também a pujança econômica da região.Uma ampla programação está sendo montada para atrair os visitantes nos quatro finais de semana do evento. Shows regionais e nacionais, exposição agro-industrial, desfiles de carros alegóricos, comida colonial e alta gastronomia, harmonizados com os excelentes vinhos da região formam o convite perfeito para quem procura cultura e entretenimento em um único local. Isso tudo sem contar que o período da vindima (colheita da uva) é um forte apelo enoturístico, proporcionando aos turistas visitas as vinícolas e passeios pelos roteiros embelezados pelos vales cobertos de parreirais carregados de uvas das mais diversas variedades. Um presente da natureza que só acontece nesta época do ano, esbanjando aromas e sabores.
Reconhecido como o maior produtor de vinhos do Brasil (no ano passado a produção chegou a 79 milhões de litros), o município também se destaca pela qualidade de seus móveis, sendo o segundo pólo moveleiro do Estado, e pela diversidade na agricultura. Com uma população de aproximadamente 27 mil habitantes, Flores da Cunha reunirá no evento expositores que representam a indústria, o comércio e os serviços da cidade. Identificada com sua gente, a Festa Nacional da Vindima é a tradução de uma história contada ao longo dos tempos por gerações. A primeira edição do evento foi em 1967.
A Festa Nacional da Vindima 2011 já tem sua cara. Analisando edições anteriores e discutindo juntamente com os organizadores e a própria comunidade, a Vitrine Propaganda e Marketing, de Flores da Cunha, desenvolveu o cartaz que percorrerá o Brasil divulgando o evento. A partir dele, novas peças promocionais serão desenvolvidas, sempre acompanhando o slogan ‘Uma colheita de aromas e sabores’.
O material apresenta as principais atrações do evento, despertando o interesse das pessoas em visitar Flores da Cunha. De acordo com a publicitária e designer, Taís Carpeggiani Gelain, levou-se em consideração elementos que estão diretamente ligados a história da localidade. “Nossa intenção é resgatar valores culturais e ao mesmo tempo mostrar a evolução do município na elaboração de vinhos finos”, explica.

Nenhum comentário: