“Brasil, mais do que samba, futebol e sol”. Esta é manchete de um suplemento de duas páginas sobre os vinhos brasileiros na revista norte-americana Wine Spectator, uma das mais prestigiadas publicações de vinhos do mundo, que chegou às bancas neste final de semana nos Estados Unidos. “É a primeira vez que os vinhos do Brasil recebem este destaque na Wine Spectator”, afirma a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan. “O consumidor norte-americano e mundial leva muito em conta o que sai nesta revista”, comenta Andreia.
O suplemento revela que os consumidores podem esperar dos vinhos brasileiros o sabor de frutas frescas, leveza, a presença moderada de álcool e a vocação gastronômica. “Os vinhos espumantes, em particular, são tão empolgantes como Carnaval, merecendo elogios de críticos internacionais”, diz a revista, reproduzindo um depoimento em especial: “Os espumantes brasileiros são de alta qualidade, frequentemente surrealistas e complexos, especialmente pelo seu baixo preço”, diz Goldstein Evan, Master Sommelier norte-americano.
A Wine Spectator ainda destaca a produção de vinhos das uvas como Merlot, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Chardonnay, além das exóticas Egiodola e Marcelan. “Os vinhos brasileiros são refrescantes e surpreendentes”, descreve na publicação, ressaltando os grandes investimentos em pesquisa e tecnologia, que transformaram a produção nacional nos últimos anos. “O Brasil está produzindo o melhor vinho da sua história”.
A revista ainda destaca a promoção do projeto Wines of Brasil junto às churrascarias brasileiras nos Estados Unidos, enumerando os endereços onde é possível “experimentar o verdadeiro sabor da paixão do Brasil por comida e vinho.” São citadas cinco redes de churrascarias brasileiras na terra do Tio Sam: Chima Brazilian Steakhouse (www.chimasteakhouse.com); Churrascaria Plataforma (www.plataformaonline.com); Churrascaria Tribeca (www.churrascariatribeca.com); Fogo de Chão (www.fogo.com); Texas de Brazil (www.texasdebrazil.com).
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