"Abra e se abra. Abra sua cabeça, abra um vinho brasileiro." Este é o conceito da nova campanha institucional do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para o mercado nacional e internacional, cujo lançamento nacional ocorreu terça-feira, dia 5 de maio, em São Paulo, na abertura da Expovinis 2009, a maior feira de vinhos da América Latina, conforme a informação da jornalista Alessandra Casolato, da CH2A Comunicação. A estratégia de marketing do Ibravin para reposicionar os Vinhos do Brasil no mercado interno e iniciar o processo de construção de imagem da marca no exterior tem um ícone máximo: o saca-rolhas verde-amarelo exclusivo criado pelos designers Humberto e Fernando Campana, os internacionalmente conhecidos “Irmãos Campana”. O objeto que passará a ser um símbolo dos vinhos brasileiros no país e no mundo não foi escolhido por acaso. “Ele representa a atitude de abrir a cabeça das pessoas para experimentar os vinhos brasileiros”, explicou o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani.
Segundo o making off apresentado no Lounge VIP Vinhos do Brasil do Transamerica Expocenter, onde ocorreu a Expovinis, o saca-rolhas dos Irmãos Campana, presentes no lançamento, traz uma mensagem clara e objetiva – abra a sua cabeça, abra um vinho brasileiro –, que traduz o novo posicionamento da marca Vinhos do Brasil. “A nossa experiência comprova que a aceitação dos vinhos brasileiros é conseqüência direta da degustação sem preconceito dos produtos. E é justamente isso que o saca-rolhas representa”, afirma o gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. “O objetivo é agregar valor à marca Vinhos do Brasil e, assim, aos vinhos e espumantes nacionais”, revela.
Com base emocional, a campanha é dirigida a pessoas que procuram uma vida mais alegre e são atentas a novas experiências. “A campanha mostra, através de imagens, a jovialidade, a descontração e a autenticidade dos vinhos brasileiros”, afirmou Paviani. Todas as locações para as fotos que integram a campanha tiveram o Rio de Janeiro como moldura. A escolha do cenário é histórica, porque abandona o clima rural e intimista dos vinhedos e das cantinas, colocando em foco todas as cores da luz tropical da Cidade Maravilhosa. O fotógrafo carioca Daniel Mattar, escolhido para assinar as imagens da campanha, colocou em primeiro plano homens e mulheres jovens, representando toda a diversidade étnica do Brasil. As rolhas, os barris e as uvas saíram de cena.
No mercado interno, esta mudança na comunicação trazida pela campanha institucional do Ibravin busca romper o preconceito ainda existente contra os vinhos brasileiros. “Devido a ações agressivas de marcas estrangeiras e à falta de disseminação do conhecimento da evolução da indústria vitivinícola brasileira, ainda sofremos com uma baixa percepção de qualidade”, ressaltou Paviani. "Como não é algo racional, está muito mais ligado à questão da imagem refletida e percebida". O novo posicionamento dos vinhos brasileiros busca transformar esta imagem, aproximando-a da realidade. “O setor está pronto para oferecer produtos descomplicados e diversificados, ideais para acompanhar momentos alegres da vida das pessoas”, assegurou o diretor-executivo do Ibravin.
O esforço é mostrar que, em geral, os vinhos brasileiros possuem características enológicas – de leveza, frescor e álcool moderado – que combinam com encontros simples, alegres, descontraídos e prazerosos, em qualquer momento da vida. “Hoje, quem bebe vinho brasileiro tem atitude, está aberto a inovações, a novas experiências, é ousado, autêntico e tem opinião própria”, explicou a publicitária Márcia Fernanda, da Escala. A atitude “cabeça aberta”, representada pelo saca-rolhas, mira um consumo descomplicado do vinho e do espumante. “Estes consumidores não seguem um ritual, eles bebem por prazer, transformando seus momentos do dia-a-dia em eventos especiais”, comentou Márcia Fernanda.
Depois da apresentação da nova campanha, que terá lançamento mundial nos dias 12 e 13 de maio, em Londres, na London Wine Fair, os convidados participaram de um coquetel com cardápio tipicamente brasileiro e degustação de vinhos e espumantes nacionais, embalados por músicas da bossa nova.
Beleza, corpo e poesia
Do seu austero estúdio em São Paulo, situado no bairro Santa Cecília, no centro da cidade, Humberto e Fernando Campana definem a criação do novo ícone dos Vinhos do Brasil. “É a força da natureza e o poder da abstração, reunindo beleza, corpo e poesia em uma peça única”, sustentam. Conforme eles, o saca-rolhas cria uma transição entre a cor verde bandeira na parte superior e o amarelo-dourado metálico na parte inferior, da “espiral” que penetra a rolha. "É um objeto funcional, mas ao mesmo tempo extremamente emocional, lúdico. O brasileiro, afinal, é 100% emoção", fala Humberto.Apreciadores de vinho tinto, sobretudo da cepa Cabernet Sauvignon para Humberto, e Carmenere, para Fernando, “Os Campana” detalham a criação do ícone da seguinte forma: “formado por linhas leves e elegantes, o saca-rolhas símbolo dos vinhos brasileiros funde dois universos, a forma orgânica das videiras, que se retorcem naturalmente, como o movimento de curvas da cadeira Corallo, que se cristalizam como um rabisco no ar”. A referência à premiada cadeira Corallo remete também a outro objetivo de sucesso criado pela dupla de designers, a sandália Melissa Corallo, obra inspirada na mesma obra.
Desenvolvida por eles em 2004, a cadeira Corallo, produzida por Edra, na Itália, é feita de aço inoxidável, de forma irregular, moldada com as mãos, para lembrar os recifes de coral da costa brasileira. Segundo os designers, a poltrona feita de fios emaranhados, que é uma das marcas registradas dos “Irmãos Campana”, é um “rabisco em 3D”. Em 2005, a peça ganhou o primeiro lugar na feira de móveis de Valência, na Espanha. Atualmente, integra a coleção permanente do Museu de Arte Moderna (Moma) de Nova York (EUA). “É uma peça referência que, com certeza, vai ajudar na difusão do saca-rolhas pelo mundo afora”, diz Humberto. “Pois é este saca-rolhas – repleto de significados –, que, a partir de agora, pretende se fixar na cabeça e nos corações das pessoas como um símbolo inesquecível dos Vinhos do Brasil”, salienta Bertolini.
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