Ainda há muito rescaldo a fazer sobre a Expovinis, na qual participei, entre os dias 5 e 7 de maio, em São Paulo. Bebi muito vinho e colhi muito material. Aos poucos, em cada edição do Blog, vou relatar alguma coisa sobre vinhos, as vinícolas e seus dirigentes. Inclusive, sobre os bons pratos, principalmente com carne de cordeiro, que provei nos excelentes restaurantes paulistanos.
A Salton, por exemplo, vinícola de Tuity, não contou, este ano, com seu grande presidente Ângelo Salton, prematuramente falecido em fevereiro, mas levou grandes vinhos que nascaram, certamente, do seu empenho, do seu trabalho e do seu entusiasmo pelo vinho brasileiro. A vinícola de Bento Gonçalves apresentou alguns de seus mais premiados vinhos, além do lançamento Salton Virtude. O superpremium Chardonnay da safra 2008 chegou ao mercado como uma das grandes apostas da empresa para este ano. “Temos certeza de que será o melhor Chardonnay do Brasil”, afirma o novo presidente da empresa, Daniel Salton, que prestigiou o evento, embora eu não tenha tido o privilégio de encontrá-lo.
De tonalidade amarelo claro, o Salton Virtude possui aromas que lembram abacaxi, manteiga, maçã verde, melão, mel, baunilha, coco, nozes, pão torrado, além de notas minerais. O sabor é equilibrado e estruturado, com acidez firme, deixando agradáveis sensações de frutas e especiarias. No total, são 13,3 mil garrafas produzidas.
Outros destaques da Salton foram as novas safras dos premiados Salton Talento (2005) e Salton Desejo (2006), além da linha Salton Volpi, já consagrada no mercado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário