terça-feira, 19 de maio de 2009

Boscato, uma conversa que rendeu boas informações

Uma rápida, mas boa conversa na Expovinis, foi com Clóvis Roberto Boscato, diretor da Boscato, a vinícola de Nova Pádua que faz um vinho de primeiríssima qualidade. Não é à toa que ela está relacionada entre as Vinícolas Líderes do Mundo. A certificação, concedida pela associação The Leading Wineries of the World, colocou-a entre as 300 principais em nível global.
A diretoria da Leading Wineries of the World, por meio do presidente Gernot Marzhauser, conferiu o reconhecimento à vinícola pelo cumprimento nas requisições solicitadas pela associação. Em visita à Boscato em novembro de 2008, Marzhauser avaliou diferentes aspectos, tais como vinhedos, produção, equipamentos e distribuição.
Para o enólogo Clóvis Boscato, proprietário da Boscato Vinhos Finos, a certificação é motivo de orgulho. "Demonstra ao mundo a excelente qualidade dos vinhos e da vinícola", afirma. A The Leading Wineries of the World é uma associação que visa apoiar a comercialização mundial de vinhos de alta qualidade.
Conforme informação de Clóvis Boscato, s afra 2009 manteve o padrão de qualidade conquistado em 2008. Mesmo com a diminuição de 25% no volume da produção, os resultados foram satisfatórios, com frutos apresentando sanidade ideal e equilíbrio. Condições climáticas adversas exigiram mais atenção dedicada às videiras durante o ano. Manter a sanidade da planta e monitorar com mais frequência o ponto de maturação dos frutos foram alguns dos desafios enfrentados pelos produtores.
A tecnologia de ponta empregada pela Boscato contribuiu para o bom manejo dos vinhedos, permitindo o monitoramento constante das condições do clima, do solo e das videiras. Conjugado a isso, métodos de trabalho adotados pela vinícola, como a colheita manual, que faz com que as uvas sejam cuidadosamente selecionadas ainda no vinhedo, são fatores essenciais que refletirão na qualidade do vinho produzido.
A Boscato, junto com outras vinícola brasileiras, tem participado de feiras e eventos na Europa, proporcionados pelo programa Wines from Brasil, dirigido por Andréia Gentilini Milan para o Ibravin e a Apex-Brazil.Em março, em Dusseldorf, levou seus vinhos para a Prowein Wine Fair 2009, que acontece dos dias 29 a 31 de março. A primeira viagem da Boscato à feira, em 2008, resultou na primeira venda da vinícola para a Alemanha. Completou a a viagem à Europa participando de uma degustação no consulado do Brasil na cidade de Haia, Holanda, promovida pela Wines From Brasil, na qual importadores, agentes e autoridades tiveram a oportunidade de degustar diversos vinhos do Brasil.

Nenhum comentário: